O Art. 156, inciso II, da Constituição Federal, estabelece ...
I. Exigir o imposto no momento e como condição para a lavratura de escritura pública de compra e venda viola o sobredito dispositivo constitucional, porquanto o fato gerador dessa exação somente ocorre com a transferência efetiva da propriedade imobiliária, no cartório de registro de imóveis.
II. Não incidirá o imposto sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, qualquer que seja a sua atividade.
III. Não incidirá o imposto sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, qualquer que seja a sua atividade.
IV. Apesar de no caput do dispositivo constitucional haver menção somente aos municípios, também é constitucionalmente atribuída a competência ao Distrito Federal.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
JUSTIFICATIVA DA BANCA:
Por não conter a pergunta que precede as alternativas (Quais estão corretas? ou Quais estão incorretas?), não é posível chegar a um gabarito coreto da questão, por isso justifica-se a anulação desa questão.
Fonte; http://publicacoes.fundatec.com.br/home/portal/concursos/299/JUSTIFICATIVA_MANUTENCAO_ALTERACAO_GABARITO_PSP299_REV2.pdf?idpub=468589
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo