O Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação Superior - propõe u...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
Para compreender a questão, é fundamental saber que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado para avaliar a qualidade das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, fornecendo subsídios para a melhoria da qualidade da educação superior no Brasil. Este sistema é composto por uma série de instrumentos de avaliação, os quais trabalham de forma integrada.
A autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é uma dessas ferramentas e tem como característica principal ser realizada pela própria instituição que se avalia, com o objetivo de identificar os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhorias dentro da instituição de ensino.
Além disso, a avaliação externa envolve a visita de avaliadores do INEP para verificar in loco as condições de oferta dos cursos e da instituição como um todo.
O Censo da Educação Superior coleta dados sobre as instituições, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, alunos e docentes, com o propósito de subsidiar a formulação de políticas públicas e a realização de estudos e pesquisas.
Por último, o Cadastro de Cursos e Instituições é uma base de dados que reúne informações cadastrais sobre cursos e instituições de educação superior regulados pelo MEC.
A integração desses instrumentos proporciona uma visão ampla e detalhada da qualidade e das condições de ensino oferecidas, permitindo assim o planejamento de ações para a promoção de melhorias contínuas.
A alternativa correta, Letra A, é a que corretamente enumera todos os instrumentos complementares propostos pelo SINAES para a avaliação institucional integrada, abrangendo a autoavaliação pela CPA, a avaliação externa, o Censo da Educação Superior e o Cadastro de cursos e instituições. Esse conjunto de instrumentos reflete a abordagem holística e multifacetada que o SINAES adota ao avaliar a educação superior no país.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A-
A
Autoavaliação - conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) - Avaliação externa, Censo da Educação Superior e Cadastro de cursos e instituições
A banca colocou a palavra APENAS nas demais alternativas. Ficou muito fácil.
LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004.
Art. 3o
§ 2o Para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, entre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco, presencial ou virtual, com georreferenciamento.
Não encontrei nada a respeito do Censo da Educação Superior e Cadastro de cursos e instituições, como colocado pela letra A.
Resposta B -
Por fim, a Avaliação Institucional do Sinaes promove uma visão mais ampla da Instituição de Ensino Superior, a partir da união entre duas outras avaliações: a autoavaliação e a avaliação in loco, ou externa.
As avaliações in loco são realizadas a partir de comissões externas, criadas e designadas pelo Inep. Cada comissão é composta por especialistas em diferentes áreas do conhecimento, que compõem o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).
Já para a Autoavaliação, é estipulado na Lei do Sinaes que cada IES deverá constituir a sua (CPA), responsável por conduzir os processos de avaliação interna, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep.
Além disso, as IES devem seguir as orientações do Conaes para a autoavaliação. Por fim, a avaliação interna deve ter como foco a IES como um todo, contemplando, também, os cursos de graduação.
Os processos de autoavaliação são essenciais para a avaliação in loco, uma vez que a autoavaliação se reflete no Formulário Eletrônico, que deve ser preenchido para que a avaliação externa possa acontecer.
Por fim, as observações, análises e atividades decorrentes da autoavaliação podem ser usadas para ações de melhoria de curso, mas também servem como base para o trabalho das comissões de avaliação externas.
Dessa maneira, ambos os procedimentos interagem, abrangendo de forma mais ampla a perspectiva avaliativa do Sinaes.
(Fonte: https://blog.saraivaeducacao.com.br/sinaes/)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo