Dentro do tema Vitimização, denomina-se
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. Vitimização Primária: normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, a personalidade da vítima, sua relação com o agente violador, a extensão do dano etc. É aquela que corresponde aos danos à vítima decorrentes do crime.
2. Vitimização Secundária ou Sobrevitimização/Revitimização: causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (IP e processo penal) - Ex.: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
3. Vitimização Terciária: falta de amparo dos órgãos públicos às vítimas; nesse contexto, a própria sociedade não acolhe a vítima, e muitas vezes a incentiva a não denunciar o delito às autoridades, ocorrendo o que se chama de cifra negra (quantidade de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado).
4. Vitimização quaternária: medo e insegurança psicológica que alguém pode ter de se tornar vítima do crime – pode ocorrer de 02 formas: 1) pessoa vitima de crime ou próxima de alguma vítima e por conta do episódio traumático passa a apresentar sentimentos de insegurança medo ou temor de se tornar vitima; 2) medo generalizado na sociedade diante de alardes – especialmente mediáticos – da ocorrência desenfreada de crimes
5. Vitimização Indireta: sofrimento gerado a pessoas próxima a vitima – passasse a olhar as demais pessoas relacionadas por algum meio de vinculo de afeto com a vítima do crime
6. Heterovitimização: quando ocorre a autorrecriminação da vítima, pela ocorrência do delito – sentimento de culpa suportado pela vítima de um crime por acreditar que algum comportamento negligente acabou por dar causa a ocorrência do crime
¾ Vitimodogmática
§ corresponde ao estudo do comportamento da vítima de modo tal que possa contribuir para a ocorrência do crime, interagindo de alguma forma com o delinquente que lhe causa dano em seu bem jurídico - o comportamento da vítima é relevante para o crime do qual padece.
A alternativa correta é a letra B.
A alternativa A está incorreta. “Vitimização Primária” refere-se ao dano ou trauma direto sofrido por indivíduos como resultado direto de um crime ou ato violento. “Vitimização Secundária” ocorre quando a resposta do sistema de justiça, sociedade ou mídia ao crime aumenta o sofrimento da vítima, por meio de estigmatização, descrença ou tratamento insensível.
A alternativa B está correta. A “Heterovitimização” descreve o processo pelo qual a vítima se culpa pelo crime sofrido, questionando suas próprias ações que, aos seus olhos, poderiam tê-la tornado suscetível ao delito. Isso inclui situações como não trancar o carro ou assinar um cheque em branco, levando-a a assumir uma parcela de responsabilidade pelo ocorrido.
A alternativa C está incorreta. A “Vitimização Indireta” acontece quando indivíduos ligados por laços afetivos ou de parentesco até o terceiro grau à vítima direta — incluindo aqueles que convivem com ela, estão sob seus cuidados ou dela dependem financeiramente — são afetados emocional ou materialmente em situações de morte, desaparecimento decorrente de crime, ato infracional ou catástrofe.
A alternativa D está incorreta. “Sobrevitimização” é sinônimo de “Revitimização”. Referem-se ao fenômeno de uma vítima sofrer múltiplas instâncias de vitimização, seja por crimes distintos ou pela interação prejudicial com o sistema de justiça. Ambos destacam a vulnerabilidade contínua da vítima, abordando como experiências repetidas exacerbam o trauma e dificultam a recuperação.
A alternativa E está incorreta. “Revitimização” refere-se ao dano adicional sofrido por vítimas devido à maneira como as instituições formais de controle social, como delegacias e o Ministério Público, lidam com seus casos. Este conceito engloba as adversidades e o sofrimento amplificados pela intervenção do sistema legal, destacando como procedimentos e tratamentos inadequados por parte dessas entidades podem intensificar o trauma da vítima.
Fonte: Estratégia
Vitimização primária ----> A vitimía sofre com o crime diretamente , toda dor , angustia todo o processo que vítima sofre com relação ao resultado do crime
Heterocitimização ( gabarito ) --- > a vitima se poe como culpada pelo crime ela busca causas que ela contribuiu para o delito , ela se sente culpada pelo delito ter acontecido com ela .
Vitimização indireta ------ > O crime acontece com a vítima direta porém a familía , amigos e pessoas ligadas a essa vítima sofrem com o mal causado a ela .
Sobrevitimização --------> é a vitimização secundária a vitima é posta a reviver todo processo danoso causado pelo crime pelas instâncias formais de controle social . ( inclido como crime na lei de abuso de autoridade ) Lembrar da finalidade específica .
Revitimização ---- > mesmo conceito da sobrevitimização .
quando a vítima sofre a falta de amparo de sua família e de seu círculo de amigos. Vitimização terciária
quando a vítima sofre a falta de amparo das instâncias formais de controle social. . Vitimização secundária
por ser familiar de outra vítima, acaba sofrendo, junto a esta, as consequências do crime. . Vitimização indireta
Vem prova Oral PCSP ! To esperando !
Primária é o dano direto
Abraços
Heterovitimização: Autorrecriminação da vítima pela ocorrência do crime. A vítima se sente culpada, se autorresposabiliza, buscando em si mesma as razões para a ocorrência do delito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo