Os estudiosos da Seguridade Social afirmam que ela represent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Assistente Social |
Q914655 Serviço Social
Os estudiosos da Seguridade Social afirmam que ela representou um marco na conquista de direitos sociais no Brasil, uma vez que instituiu a responsabilidade do Estado sobre um conjunto de necessidades que, antes da sua materialização, eram consideradas de âmbito
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em seu texto, Sposati (2013) particulariza a relação de confronto da política pública de proteção social aos valores da sociedade do capital. Sua ação preventiva e restaurativa, face a necessidades de dependência, fragilidade, vitimização, encontra empecilhos à completude da atenção, ao exercício do controle social, à plena responsabilidade pública.

A) CORRETA. Para Sposati (2013, p. 660) “as marcas de descontinuidade, não integralidade, fracionamento, não igualdade de acesso e de reconhecimento presentes na dinâmica da proteção social brasileira se expressam de múltiplas formas, estimulando que princípios como da distinção, da competição, do individualismo, invadam e se apropriem da proteção social. A fundamentação da proteção social em valores de solidariedade, ou do “solidarismo cidadão", firmados no reconhecimento horizontal de igualdade, é subsumida e submetida ao individualismo e fragmentação".

As alternativas B, C, D, e E não correspondem à solicitação do enunciado.

Gabarito da professora: A

Referência Bibliográfica

SPOSATI, Aldaíza. Proteção social e seguridade social no Brasil: pautas para o trabalho do assistente social. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 116, p. 652-674, out./dez. 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a)

individual.

Gabarito A

As marcas eram de descontinuidade, não integralidade, fracionamento, não igualdade de acesso e de reconhecimento presentes na dinâmica da proteção social brasileira estimulando os princípios como da distinção, da competição, do individualismo. A fundamentação da proteção social em valores de solidariedade, ou do “solidarismo cidadão”, firmados no reconhecimento horizontal de igualdade, é subsumida e submetida ao individualismo e fragmentação.

Aldaíza Sposati

Só eu penso que existem duas respostas corretas? A e B?

Eram considerados de âmbito individual, mas também acabavam ficando por conta da filantropia... mas não que fosse CONSIDERADA responsabilidade da filantropia.

Vou te conta uma coisa, essas questões que estão aparecendo ta deixando margem para mais de uma resposta, no caso acima. Temos a letra A e B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo