A cultura organizacional envolve um conjunto de valores comp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244020 Administração Geral
Julgue os itens que se seguem, relativos a funções administrativas e ambiente organizacional.

A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo. Luz (1995) afirma que o “clima é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e negativos (conflitos).”

Portanto, o clima organizacionalinfluencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.

Já Soares (2002), diz que “o clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto à curto quanto à médio prazo.

Destes conceitos formais de cultura, desde o século XIX até os dias de hoje, a cultura éentendida e definida como um conjunto de fatores inerentes aos indivíduos da sociedade.

A partir da definição de cultura, podemos definir a cultura organizacional, que segundo Kissil (1998), também pode ser chamada de cultura corporativa, e representa o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

A cultura corporativa também refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos estes membros, e também como o fator que distingue uma organização das demais. As características de cada indivíduo quando se relaciona com outras pessoas dentro de qualquer grupo social, são a base para as características do grupo como um todo.

Esta mesma cultura corporativa constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

Por gentileza poderia me informar qual o erro da questão? Achei um pouco confusa.
Afirmativa ERRADA - a espiritualidade no ambiente de trabalho NÂO refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros. A espiritualidade nas empresas visa estimular a harmonia entre as pessoas indepedente de suas crenças religiosas. Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante as adversidades e as diferenças entre as pessoas, assim como sempre visa o benefício de todos os envolvidos no processo organizacional. Religião é a nossa escolha, é a aproximação com o Deus que escolhemos dentro de nossa formação e crença. Referências: VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Espiritualidade no ambiente de trabalho: dimensões, reflexões e desafios. São Paulo, ed. Atlas, 2008. e BETTIOL, Renata. Espiritualidade No Ambiente De Trabalho - Resenha. Disponível em <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Espiritualidade-No-Ambiente-De-Trabalho/123918.html>

O erro da questão está em misturar espiritualidade e religiosidade. Não há que se falar em compartilhamento de práticas religiosas entre os membros da organização, pois práticas referem-se a religiosidade.

"Embora se trate de conceitos distintos, frequentemente o senso comum leva a uma associação entre ambos os assuntos. Embora, de maneira geral, atualmente a espiritualidade esteja sendo vista como um resultado da religiosidade, nem sempre foi assim. Einstein (1934) a associou à ciência, enquanto Platão, Nitezsche e Hegel a identificam com a filosofia (Solomon, 2002). O conceito de espiritualidade é amplo e universal, não podendo, portanto, se restringir a uma corrente de pensamento religioso.

A espiritualidade nas organizações pode ser entendida como a prática, por parte das empresas e seus líderes, do entendimento de que os funcionários possuem uma vida interior e são seres integrais, que desempenham outros papéis em suas vidas. O trabalho, realizado com
um sentido de comunidade, influencia e é influenciado pelo desenvolvimento dos demais aspectos da vida dos indivíduos (Moggi e Burkhard, 2004).

Uma organização espiritualizada é aquela que busca na realização de sua missão, contribuir para um propósito maior que os aspectos materiais. Os valores nos quais se pauta para a realização de sua missão são éticos e centrados em princípios (Kretly, 2005). Tais valores são comunicados aos funcionários e interiorizados pelos mesmos, formando uma visão compartilhada de contribuição à sua sociedade (Senge, 1990)."

Fonte: "http://www.aedb.br/seget/artigos05/336_Artigo%20SEGET.pdf"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo