Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2432056 Pedagogia

Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a nota de um aluno negro e a de um branco no Pisa equivale a dois anos de escolaridade. Um levantamento elaborado pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2019, demonstra essa disparidade. Em relação a uma criança negra, uma branca tem 18,9% mais chances de ter acesso à Educação Infantil do que uma criança negra; 39,2% mais chances de frequentar a escola; 40,4% mais chances de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 53,9% mais chances de aprendizagem adequada em Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental; e 48% mais chances de cursar o Ensino Superior (Gotti; Noronha, 2023). Dado esse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes.

(__)Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado.

(__)Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - V - V - V.

A alternativa correta é a letra C, que afirma a veracidade de todas as proposições apresentadas. Vejamos cada uma delas:

A primeira afirmação destaca que a equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas. Isso é verdadeiro, pois para combater a desigualdade estrutural que afeta negros e outras minorias é essencial a criação de políticas que não apenas reconheçam a existência do racismo, mas que efetivamente atuem para reduzir as disparidades existentes, promovendo a equidade. Isso envolve a educação como um dos pilares, mas não se limita a ela, abrangendo áreas como saúde, emprego e representatividade.

Na segunda proposição, afirma-se que o racismo estrutural é um desafio a ser enfrentado dentro da escola. Essa afirmação é verdadeira, dado que a escola é um microcosmo da sociedade, e os padrões de racismo presentes em um nível macro se manifestam também no ambiente escolar. Isso pode afetar o acesso a oportunidades educacionais, a qualidade do aprendizado, e pode perpetuar estereótipos e preconceitos se não for adequadamente abordado.

A terceira proposição aponta que um dos fatores que impactam a aprendizagem envolve os problemas psicológicos causados pelo racismo. Isso também é correto, pois o racismo vai além de barreiras estruturais e inclui efeitos psicológicos negativos, como estresse, ansiedade e baixa autoestima, que podem prejudicar a capacidade de aprendizagem do aluno, afetando seu desempenho acadêmico e seu bem-estar.

Portanto, a alternativa que corretamente identifica todas as afirmações como verdadeiras é a letra C, refletindo a necessidade de políticas de equidade racial e a importância de combater o racismo em todas as suas manifestações, inclusive no ambiente educacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo