À luz dos conceitos sociológicos clássicos utilizados como ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa A é a correta.
A alternativa A menciona que, conforme o método sociológico comparativo, a sociedade moderna funciona como um organismo vivo, onde cada instituição e indivíduo têm papéis e funções sociais definidos. Revoluções são vistas como anomalias que causam disfunções na estrutura social. Esse conceito está alinhado com a perspectiva funcionalista de Émile Durkheim, que compara a sociedade a um organismo vivo, onde cada parte tem uma função essencial para o equilíbrio do todo.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
B - O método sociológico comparativo não se opõe aos métodos das ciências naturais. Pelo contrário, ele frequentemente utiliza analogias com organismos vivos para compreender a sociedade. Ao criticar essas adaptações, a alternativa B apresenta uma visão incorreta.
C - Esta alternativa está incorreta porque o Estado, do ponto de vista sociológico, possui sim aspectos coercitivos e normativos. Max Weber, por exemplo, define o Estado moderno como a entidade que detém o monopólio legítimo da violência, o que caracteriza um aspecto coercitivo claro.
D - A alternativa D está incorreta ao afirmar que, para o método funcionalista, não há semelhanças entre um organismo vivo e as estruturas do Estado Moderno. Émile Durkheim, um dos principais teóricos do funcionalismo, faz exatamente essa comparação, argumentando que as instituições sociais funcionam como órgãos de um organismo.
E - Ação social e fato social são conceitos diferentes na Sociologia. Ação social é um conceito de Max Weber e se refere a ações que têm sentido e são orientadas pelos indivíduos. Já fato social, de Émile Durkheim, refere-se a modos de agir, pensar e sentir externos ao indivíduo e que exercem coerção sobre ele. Portanto, a alternativa E está incorreta ao afirmar que possuem o mesmo significado.
Assim, a alternativa A é a única correta, pois está em consonância com os conceitos sociológicos clássicos utilizados na compreensão da formação e desenvolvimento do Estado Moderno.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"(...)Luhmann construiu uma teoria sobre o funcionamento da sociedade e elaborou um conceito de sociedade contrário às concepções humanista e regionalista, todavia, não negou os seres humanos e tampouco ignorou as diferenças que marcam as condições de vida de cada região do globo terrestre, apenas não aceitou estes fatos para definir a sociedade e os seus objetos (LUHMANN, 2006a). Seu pensamento é uma síntese de quatro tradições teóricas: (a) a abordagem teórica de sistemas fundada na ação social de Talcott Patsons; (b) a interpretação cibernética da relação entre sistema e ambiente; (c) a abordagem fenomenológica e sua importância para a relação dos componentes do sistema social; e (d) a categoria da autopoiesis (LUHMANN, 1989)20.
(...) Teoria de Sistemas usa o conceito de autopoiesis, segundo o qual a percepção da realidade depende das estruturas e da configuração bio-psico-social do organismo que observa e que muda constantemente de acordo com a interação entre organismo e meio; (b) por meio da Teoria da Evolução explica a dinâmica da relação entre sistema e ambiente, utilizando os elementos de variabilidade, seleção e estabilização; e (c) ao refutar a Teoria da Informação e Comunicação, centrada na transferência da informação, apresenta uma nova compreensão do comportamento dos sistemas sociais, caracterizados como funcionais." In
RESPOSTA: A
A - CORRETA
A teoria comparativa ou funcionalista comparava a Sociedade a um copor vivo.
B- ERRADO
Na verdade o método sociológico comparativo e Durkheim não se opõem aos métodos de pesquisa social que importam métodos das ciências naturais, a teoria deste autor baseia-se justamente nessas teorias, e ele comparava a sociedade a um organismo vivo.
C - ERRADO
Max Weber afirma que: "O Estado é o detentor do uso legítimo da força e possui, por meio das leis e da burocracia instituída, prerrogativas para usufruir desse instrumento de dominação, estabelecendo uma relação hierárquica e de poder."
D - ERRADO
A visão funcionalista, a sociedade é como um corpo integrado, em que cada parte cumpre sua função.
E - ERRADO
Ação social é um termo cunhado por Max Weber e remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Ou seja, o sujeito pratica uma ação e espera uma resposta do outro. É na ação dos indivíduos, quando orientada em relação a outros indivíduos (portanto, quando ela é social) que a sociologia tem o seu ponto de partida lógico e, como conseqüência, seu objeto de estudo.
Por seu turno, para Durkheim os fatos sociais são os aspectos da vida social, que condicionam nossas ações como indivíduos, sendo um conjunto de normas coletivas que delimitam a ação individual. Para este autor, deveriam ser observados pelos sociológos da forma mais objetiva e imparcial possível. Para ele, fato social seria toda a maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, possuindo, portanto, três características principais: são exteriores/exterioridade (quer dizer, provém da sociedade e não do indivíduo), coercitividade (são impostas pela sociedade ao indivíduo) e objetivas (quer dizer, têm uma existência independente do indivíduo). Tudo de acordo com o pressuposto básico de que: a sociedade é que explica o indivíduo.
Fonte: SELL, Carlos Eduardo. SOCIOLOGIA CLÁSSICA: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí, 2001.
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/acao-social
Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de ‘Método Comparativo’, ou de “Funcionalismo”.
Esse formato de fazer Sociologia para Durkheim era marcado por:
- Observação de um fenômeno
- Elaboração de hipóteses
- Realização de experiências controladas
Émile Durkheim era adepto do “Funcionalismo”, que acredita que toda e qualquer ação de um indivíduo possui uma função direcionada dentro da sociedade, sendo assim não existem ações irracionais por parte dos indivíduos, as ações partem de experiências e práticas coletivas. Os indivíduos seriam parte de um corpo social, corpo esse que para possuir funcionamento perfeito necessita que todos os seus membros exerçam suas atividades de maneira correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo