Observe a coesão e a coerência do texto especificamente rel...
por Joaquim Nabuco a 20 de junho de 1909 na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
I. A lógica do raciocínio faz pressupor que a presença de seriamente na frase implica a ideia de que a curiosa questão (linha 11) poderia receber, ou ter recebido, tratamento mais superficial.
II. É plausível entender que Joaquim Nabuco tenha oposto a situação informal de estar à mesa no navio - ocasião em que a questão foi proposta ao comandante - à situação formal, séria, de proposta de tema para prêmio acadêmico.
III. Joaquim Nabuco restringe a mencionada seriedade à formulação do tema pela Academia, em oposição à formulação "oca" do título da obra do abade Genty.
O texto legitima APENAS as assertivas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos lá:
I. Para o autor, a "curiosa questão" não era assunto de grande relevância. Por isso, utilizou-se da expressão "seriamente", revelando uma reação de perplexidade. Portanto, a afirmativa está correta.
II. O autor faz uma comparação/oposição entre a sua conversa com o comandante do navio e a proposta para prêmio da Academia de Lyon. Logo, a afirmação é verdadeira.
III. A seriedade mencionada à formulação do prêmio é relacionada não só a uma passagem restrita, mas com todo o texto. O autor, por diversas vezes, defende que a época anterior à Revolução Francesa não foi suficiente para que se aferisse grandes contribuições oriundas da descoberta da América. Portanto, a afirmação está errada.
GABARITO D
BONS ESTUDOS
As alternativas I e II estão corretas.
A questão foi posta de maneira informal por um escritor inglês ao comadante de um navio, provavelmente também europeu.
A resposta do comandando foi totalmente desprepositada: "A única coisa boa que adveio da descoberta da América foi o tabaco". Heheheh
Então, esse tema (que o autor considera sim relevante) foi apenas analisado superficialmente pelo comandante do navio. A análise séria foi feita por intelectuais num prêmio proposto pela Academia de Lyon.
Vida longa à república e à democracia, C.H.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo