Considerando as relações das palavras e suas funções sintáti...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exigiu conhecimento em sintaxe. Vejamos:
A) Correta.
Em “Em suma, mais que apagar os incêndios que hoje a destroem, [...]” (10º§), o termo destacado atua como um complemento verbal diretamente ligado ao verbo.
Os pronomes oblíquos a, o , la , lo servem como complementos verbais diretos, isto é, objeto direto. O pronome retoma o termo que serviria como o real complemento do verbo que é “Amazônia”.
Os incêndios que destroem a Amazônia.
B) Incorreta.
O termo destacado em “[...] que represente aquilo que temos de melhor: [...]” (10º§) é fundamental para a compreensão de forma coerente da oração exercendo a função de predicativo do sujeito.
Em suma, mais que apagar os incêndios que hoje a destroem, a Amazônia precisa de políticas que estimulem a emergência de uma economia do conhecimento (e não da destruição) da natureza, que represente aquilo que temos de melhor: a capacidade de fazer da ciência a base para produzir riqueza e bem-estar, valorizando os ensinamentos e a sabedoria dos povos da floresta.
O “que” é um pronome relativo que retoma “emergência…”,
A emergência de uma economia do conhecimento (e não da destruição) da natureza represente aquilo…
Ou seja, possui valor de sujeito e não de predicativo.
C) Incorreta.
Em “Seria válido o argumento de que, da mesma forma que, em 2009, [...]” (4º§) o termo destacado está diretamente ligado à forma nominal “válido” sendo identificado sintaticamente como adjunto adnominal.
O argumento é o sujeito do verbo “seria”, apenas está em posição inversa.
O argumento seria válido.
D) Incorreta.
A expressão destacada em “[...] os indianos e os chineses não tinham alternativa ao uso do carvão, [...]” (4º§) é classificada como sujeito composto, sendo tal denominação justificada pelo fato de que todos os termos são apresentados no plural.
O sujeito é composto porque possui dois núcleos “indianos” e “chineses” e não pelo motivo de estarem pluralizados, ainda que fosse “indiano” e “chinês” seria dois núcleos no singular e sujeito composto.
Gabarito: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
Em síntese, temos o seguinte:
Pronomes oblíquos com a função de objetos diretos e indiretos
Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:
Objeto direto: o, a, os, as.
Objeto indireto: lhe, lhes.
Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
Caso da questão:
Exemplos de pronome oblíquo com função de objeto direto:
- Convidei-os para jantar (O pronome oblíquo “os” desempenha a função de objeto direto, porque ele poderia ser substituído por “os amigos”, por exemplo, que é um complemento sem auxílio de preposição - Convidei os amigos para jantar.).
alguém me explica a alternativa D
RESPONDENDO A COLEGA:
Da expressão destacada em “[...] os indianos e os chineses não tinham alternativa ao uso do carvão, [...]” (4º§) é classificada como sujeito composto, sendo tal denominação justificada pelo fato de que todos os termos são apresentados no plural.
O Sujeito é Composto, mas não pq todos os termos estão no plural e sim pq tem 2 núcleos. Poderia estar desta forma: "o indiano e o chinês não tinham..."
A alternativa D afirma que o termo destacado e um sujeito composto por esta escrito no plural, sendo que o correto seria afirmar que e sujeito composto por conter dois nucleos (indianos e os chineses)
Não compreendi a parte "complemento verbal diretamente ligado ao verbo.", se alguém puder explicar, por favor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo