Discurso de Steve Jobs para os formandos de Stanford “Estou...
Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. Assim como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não sossegue.”
(Discurso de Steve Jobs. Disponível em: http://www.jb.com.br. 06/10/2011. Adaptado.)
O texto é um exemplo do gênero textual “discurso de formatura” e apresenta uma linguagem
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B: formal adequada à situação apresentada de acordo com o público-alvo.
Embora contenha algumas expressões usadas em contexto informal (ex: "bater com o tijolo na cabeça"), o texto não apresenta desvios gramaticais. Além disso, é importante lembrar que o discurso foi realizado numa formatura (contexto formal).
Linguagem formal:
A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta. É utilizada em situações profissionais, acadêmicas ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores, ou seja, em situações que exigem mais seriedade. ✔
Linguagem informal:
A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração, ou seja, essa linguagem também conhecida como linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.
Não verifiquei formalidade. Sigo não visualizando-as. Alguém me ajude, pfvr :(
A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.
A linguagem formal e informal são variações da língua. O que diferencia a linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos..usam-se muitas gírias é importante lembrar que o discurso foi realizado numa formatura (contexto formal).
( parecida:)
A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
A linguagem arcaica é considerada uma linguagem antiga, que já não é tão usada, sendo antiquada, ou considerada fora de moda. ... Uma linguagem arcaica pode ser observada em novelas de época, onde por exemplo se falam "vos mecê " ao em vez de "você".
Obrigado , Steve Jobs
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo