Uma das regras mais conhecidas quando nos referimos à norma ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra A (a questão quer a alternativa ERRADA).
Vamos às alternativas:
A) Já fazem dois anos que não retorno ao Brasil para ver meus pais. ERRADA. O verbo "fazer", quando denota sentido de tempo, é impessoal. Nessas construções, ele é conjugado na 3ª pessoa do singular (faz).
B) A crise de água e energia fez subir os preços dos alimentos. CORRETA. O que fez subir os preços dos alimentos? A CRISE de água e energia. O sujeito aqui é simples ("a crise") e há concordância com o verbo "fez" no singular.
C) Na segunda guerra houve muitos mortos e feridos. CORRETA. O verbo "haver", quando utilizado como sinônimo de existir, é um verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular: há, houve, havia, haverá, haveria etc.
D) Pelo que percebi tratava-se de problemas graves. CORRETA Nessa construção, o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição "de", e a partícula "se" atua como um índice de indeterminação do sujeito. Dessa forma, o verbo fica no singular para concordar com o sujeito indeterminado.
E) Existem razões para desconfiarmos de seus propósitos. CORRETA. Explicação parecida com a da letra C. Nesse caso, o verbo "existir" tem sujeito (ele está implícito na desinência verbal "desconfiarmos": NÓS). Assim, a conjugação vai para o plural.
Bons estudos!
A) INCORRETA - já FAZ dois anos - o verbo FAZER no sentido de TEMPO DECORRIDO é INVARIÁVEL
B) CORRETA - A CRISE... fez subir
C) CORRETA - verbo HAVER no sentido de EXISTIR É INVARIÁVEL
D) CORRETA - “SE” é um índice de indeterminação de sujeito
E) CORRETA - EXISTEM RAZÕES sujeito concordando com o verbo
senado federal - pertencelemos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo