Um dos processos executados nas Estações de Tratamento de Es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1054092 Engenharia Civil
Um dos processos executados nas Estações de Tratamento de Esgotos é o tratamento de lodo. O lodo resultante da operação que visa ao aumento da concentração de sólidos em suspensão, adequando-o a ser submetido à operação de desaguamento, é denominado lodo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tratamento de esgotos consiste na remoção de matéria orgânica e de outras substâncias dos esgotos para a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. Nesse processo, os resíduos podem ser separados em três fases: líquida, que é o efluente tratado; sólida, composta por sólidos grosseiros, areia, escuma e lodo; e gasosa, que consiste nos gases produzidos a partir das reações químicas do tratamento. Todas essas fases precisam ser gerenciadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para reduzir os impactos ambientais dos esgotos.

 

A etapa preliminar de tratamento de esgotos gera como principais resíduos da fase sólida a areia e os sólidos grosseiros, que ficam retidos no gradeamento e na caixa de areia. No tratamento primário é gerado o chamado lodo primário, que geralmente não é estabilizado. O tratamento secundário, que emprega processos biológicos, gera o lodo secundário, que pode já estar estabilizado. Já o tratamento terciário, quando empregado para remoção de contaminantes específicos, gera o lodo químico. Os resíduos da fase sólida possuem muita umidade (cerca de 95%) e grande volume, além de não possuírem estabilidade biológica e serem possíveis fontes de patógenos.

 

Os lodos são considerados resíduos sólidos no âmbito da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), enquanto que os sólidos do tratamento preliminar podem ser classificados como rejeitos. Assim, os lodos precisam passar por um tratamento para adequar suas características à destinação final, sendo que os objetivos desse tratamento são a redução de volume, estabilização e eliminação de patógenos. A Unidade de Tratamento de Lodo (UTL) pode ser formada pelas seguintes etapas:

 

- Adensamento: reduz o volume do lodo por meio da redução do teor de água em adensadores de gravidade ou mecânicos, aumentado a concentração de sólidos;

 

- Estabilização: estabiliza o lodo por meio de redução biológica ou oxidação química e promove a desinfecção térmica ou utilizando produtos químicos que inativem os microrganismos patogênicos;

 

- Condicionamento: etapa que prepara o lodo para o desaguamento (se necessário) por meio da utilização de coagulantes que separam as fases sólido-líquida do lodo;

 

- Desaguamento: é uma operação para reduzir ainda mais o volume do lodo e aumentar o teor de sólidos totais. Podem ser utilizados leitos de secagem, bags, centrífugas, prensas, entre outros.

 

Portanto, as etapas de tratamento do lodo que visam aumentar a concentração de sólidos são o adensamento e o desaguamento, sendo que o adensamento é realizado antes do desaguamento para reduzir o volume do lodo e viabilizar o processo de desaguamento. Tais processos resultam o lodo adensado e, assim, está correta a alternativa A.

 

Gabarito do professor: letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Adensado

operação de desaguamento = etapa de desidratação? Achei estranho...

O tratamento do lodo passa por três etapas:

- Adensamento: por gravidade ou flotação, objetiva remover água, aumentar o teor de sólidos e reduzir o volume;

- Estabilização: visa reduzir patógenos e odores e reduzir ao máximo seu potencial de putrefação (DBO)

- Deságue/Desidratação: por leito de secagem, lagoa de lodo, filtro prensa ou esteira, centrífugas e secagem térmica. Busca aumentar o teor de sólidos para reduzir o volume de lodo a ser transportado.

Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/posgraduacao/wp-content/uploads/sites/33/2018/08/Aula-07-Tratamento-de-Lodo-Exemplos.pdf

Lodo adensado:

Resultante da operação que visa ao aumento da concentração de sólidos em suspensão, adequando-o a ser submetido à operação de desaguamento.

Lodo biológico:

Resultante de um processo de tratamento biológico.

Lodo estabilizado:

Lodo não sujeito à putrefação.

Lodo misto:

Mistura de lodo primário e lodo biológico.

Lodo primário:

resultante da remoção de sólidos em suspensão do esgoto afluente à ETE.

Tendo em vista que a estabilização pode ocorrer antes ou após a desidratação, descarta-se a letra C.

O desaguamento transforma o lodo em material livre de líquido, transportável como material sólido em granel, portanto a letra A é correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo