Analise as informações a seguir: I. Sobre ética profissional...
I. Sobre ética profissional, é certo afirmar que a moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
II. A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
III. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Todas as afirmativas estão corretas.
Agora, vamos analisar o tema central da questão, que aborda a ética na Administração Pública. Para resolver questões como essa, é necessário ter compreensão sobre conceitos de ética profissional, moralidade administrativa, cortesia no serviço público e a importância da presença e dedicação no ambiente de trabalho.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa A está correta porque todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras:
- I. A primeira afirmativa fala sobre a moralidade da Administração Pública. Ela não se limita a distinguir entre o bem e o mal, mas também deve visar o bem comum. Este conceito é crucial, pois a Administração Pública deve sempre buscar o interesse coletivo.
- II. A segunda afirmativa destaca a importância da cortesia, boa vontade e cuidado no serviço público. Tratar mal o contribuinte causa dano moral e vai contra a ética, que preza por um atendimento respeitoso e eficiente.
- III. A terceira afirmativa trata da ausência injustificada do servidor. Essa ausência prejudica a imagem e eficiência do serviço público, podendo desorganizar as relações humanas no ambiente de trabalho.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- B. Não está correta porque, como analisado, todas as afirmativas são verdadeiras.
- C. Também não está correta, pois não há apenas uma afirmativa correta; todas são verdadeiras.
- D. Está incorreta, pois não são apenas duas afirmativas corretas, e sim todas as três.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito A
muito compliuado responder a II de maneira afirmativa, quer dizer que se a pessoa não é cidadão e não exerce paga os tributos, a exemplo de um extrangeiro de passagem, ele não deve ser tratado de forma cordial??
DEC 1171
Das Regras Deontológicas
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
....
VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
....
XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
Essa questão está classificada errada pelo QC. Ela não é da 8112; é o código de ética dos servidores do executivo federal; lá tem disposição expressa ()
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo