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Q1718165 Programação

Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).


Um objeto é uma construção de software que encapsula o estado, e não o comportamento.

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Alternativa correta: E - Errado

A afirmativa de que um objeto em programação orientada a objetos (POO) encapsula apenas o estado e não o comportamento está incorreta. Na verdade, um dos princípios fundamentais da POO é que um objeto encapsula tanto o estado quanto o comportamento. O estado de um objeto é representado por suas propriedades ou atributos, sendo eles as variáveis internas que armazenam os valores específicos de uma instância do objeto.

Por outro lado, o comportamento de um objeto é definido por seus métodos (ou funções), que são as operações que o objeto pode realizar. Esses métodos podem modificar o estado interno do objeto ou realizar ações que envolvam a interação com outros objetos ou sistemas.

O conceito de encapsulamento é uma das características principais da POO e serve para esconder a complexidade interna dos objetos, expondo apenas as operações que são seguras e relevantes para o uso externo. Isso significa que o objeto não apenas mantém seu estado interno, mas também protege esse estado de acessos diretos não autorizados e oferece uma interface clara para a interação.

Portanto, ao entender que um objeto em POO deve encapsular tanto estado quanto comportamento, fica evidente que a afirmativa da questão está errada, justificando a resposta como E - Errado.

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Comentários

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  • Um objeto é uma classe estanciada, ou seja, podemos pensar na classe como uma forma de um bolo e o objeto como o bolo em si (uma instância em resultado do bolo).
  • O objetivo do encapsulamento é proteger o acesso as classes e também, principalmente, organizar os dados que sejam relacionados, agrupando-os (encapsulando-os) em objetos (classes).

Então vemos que se o objeto fosse usado somente para instanciar é muito restritivo e por isso que em minha opinião a banca considerou como incorreta.

Assertiva ERRADA.

.

.

Objetos encapsulam comportamentos também, do contrário não poderiam conter métodos. Isso torna a questão errada.

Gabarito: ERRADO

 

Julgue o item a seguir, relativos à programação orientada a objetos (POO).

 

Um objeto é uma construção de software que encapsula o estado, e não o comportamento.

 

O objeto encapsula o estado e o comportamento! O estado do objeto é encapsulado através de combinações de valores de suas variáveis (atributos), e o comportamento é encapsulado através de métodos que podem ser invocados pelo objeto durante a execução de um programa. Consideremos o seguinte programa em Java:

Para a classe acima, podemos ter o seguinte objeto instanciado:

 

Pessoa daisy = new Pessoa (30, "Daisy", "actress");

Para o objeto acima, podemos considerar que o estado do objeto é formado pelo valor 30 para a idade, "Daisy" para o nome, e "actress" para a profissão. Além disso, os possíveis comportamentos do objeto são dados pelos métodos sleepwork wakeup.

 

Portanto, a afirmativa desta questão é ERRADA.

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