A palavra sujeitas (L.95) exerce, no texto, função sintática de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
empresas transnacionais ( sujeito)
predicativo : aquilo que se fala do sujeito
eu acredito que sim heim
houve um hipérbato na frase...
Houve o hipérbato: troca da ordem direta dos termos da oração
Assim como estando as matrizes [das empresas transnacionais que aqui operam] sujeitas às normas de seus países de origem não tardará para que as práticas que envolvem o criminal compliance sejam estendidas a diversos outros segmentos da economia.
Ficaria assim:
Assim como as matrizes [...] estando sujeitas às normas...
SUJEITO VL Predicativo do Sujeito
Um condição básica para identificação da função sintática de qualquer palavra é identificar no texto a referenciação que ocorre entre os termos que compõem o texto (ou fragmento dele) analisado. A função sintática tem a ver com relação existente entre os termos do texto.
Veja:
"(...) as matrizes (SUJ) das empresas (AAdn) transnacionais (AAdn) que (Pron. Rel) aqui (AAdv Lugar) operam ( VI) sujeitas (Pred. Suj) às normas (AAdn) de seus países (AAdn) de origem (...)"
Uma boa forma de verificar se o termo SUJEITAS é mesmo um predicativo do sujeito é: a) verificar se ele faz referência ao sujeito e; b) deslocá-lo para verificar se houve prejuízo gramatical ou semântico. Exemplo (reescrevendo o trecho, deslocando o suposto predicativo):
sujeitas às normas de seus países de origem, as matrizes das empresas...
(perceba que, além de SUJEITAS fazer referência ao sujeito AS MATRIZES, não houve prejuízo gramatical/semântico no deslocamento do termo "sujeitas")
O raciocínio dos colegas também é válido. Podemos perfeitamente interpretar o fragmento entendendo que AS MATRIZES (...) SÃO (OU ESTÃO) SUJEITAS (...) - interpretação que evidencia o verbo de ligação, facilitando a identificação do predicativo do sujeito.
Muito cuidado com o verbo OPERAM, pois, no contexto apresentado, é verbo intransitivo. Não podemos achar que o termo SUJEITAS é complemento do verbo, exercendo função de objeto direto (cuidado, pois isso é o espírito do mal agindo...heheheh)))
A questão cobrou conhecimentos de transitividade dos verbos e função sintática...
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo