Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (...
Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).
Um termo muito usado na POO é classe, que tem a
função de definir os atributos e os comportamentos
expostos pelo objeto.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A classe é um dos pilares fundamentais da Programação Orientada a Objetos (POO). Ela serve como um molde ou blueprint para criar objetos. As classes definem quais atributos (também conhecidos como propriedades ou campos) os objetos terão, que são as características que armazenam estados, e os métodos (comportamentos ou funções) que expressam as ações que os objetos podem realizar.
Por exemplo, se pensarmos em uma classe chamada Carro
, essa classe pode definir atributos como cor
, modelo
, marca
, entre outros, e métodos como acelerar()
, frear()
, ligarMotor()
, que são as ações que qualquer objeto carro específico poderá realizar.
Portanto, a afirmativa está correta pois resume bem o conceito de uma classe dentro da POO. Uma classe é essencial para a criação de objetos e estabelece um contrato que todos os objetos instanciados a partir dela seguirão, garantindo a consistência e a previsibilidade no comportamento dos objetos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma classe contém as seguintes funções - "AME"
- Atributos (características): coisas que eu tenho. Ex.: caneta;
- Métodos: coisas que eu faço (rotinas). Ex.: escrever, rabiscar, pintar etc (veja que os métodos possuem verbos);
- Estados: como estou agora. Ex.: tampada, destampada.
GABARITO CERTO
"Pra cima deles" - Delegado da Cunha
Gabarito: Certo
Classe é um elemento abstrato que representa um conjunto de objetos. A classe contém a especificação do objeto, suas características: atributos e métodos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo