Com relação à prisão e à liberdade provisória, julgue o item...
Com relação à prisão e à liberdade provisória, julgue o item subseqüente.
A perseguição exigida no flagrante impróprio pode ser
caracterizada pelo patrulhamento e guarda visando à
prisão do autor do delito, uma vez que a legislação não
explicita as diligências que a caracteriza.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (50)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - CERTO
não há requisito temporal para a realização da prisão
Previsão legal ( del 3689/41 )
Art. 302 - III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;
Segundo Norberto Avena ( 2018 )
a caracterização do flagrante impróprio exige que a perseguição do agente tenha sido empreendida logo após a consumação ou a prática dos atos executórios interrompidos. Não havendo uma definição preestabelecida em lei quanto ao que seja “logo após”, compreende-se como tal a perseguição que se inicia ato contínuo à execução do delito. Não se exige que a perseguição esteja ocorrendo com a percepção visual do agente, pois não é este o sentido da lei. Assim, como perseguição ininterrupta entende-se as constantes diligências, sem intervalos longos, realizadas com o intuito de localização e prisão do criminoso, sendo irrelevante, outrossim, o tempo de sua duração, que poderá estender-se até mesmo por vários dias.( 642 )
AVENA, Norberto. Processo Penal esquematizado.
GABARITO: CERTO.
Na legislação vigente, não há requisito temporal para a realização da prisão, então, entende-se em flagrante enquanto perdurar a perseguição do suspeito.
Ex.: Alberto comete um homicídio e testemunhas informam que o suspeito foi em direção ao bairro X. A polícia se desloca para este bairro e inicia o patrulhamento na região, localizando-o 36 horas depois com a arma do crime. Neste caso, haverá prisão em flagrante impróprio.
Próprio (ou Real): o agente é preso praticando o delito ou quando acaba de cometer.
Impróprio (ou Quase Flagrante): o agente é perseguido logo após o crime.
Presumido (Ficto ou Assimilado): o agente é encontrado logo depois com instrumentos que façam presumir ser ele o autor da infração.
Preparado (ou Provocado): o agente é induzido a praticar o crime. (Súmula 145 do STF “Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível sua consumação”).
Esperado: há um prévio conhecimento que a prática delitiva irá ocorrer e o agente que irá efetuar a prisão apenas aguarda o início para realizar a prisão.
Prorrogado (ação controlada): há um retardamento para que esta ocorra no melhor momento para a produção da prova.
gaba CERTO
Flagrantes:
PRÓPRIO ---> Comentendo/ após cometer
IMPRÓPRIO ----> Logo Após + perseguido (vogal + vogal)
PRESUMIDO ----> logo Depois + INSTRUMENTOS (Consoante + Consoante)
pertencelemos!
Renato Brasileiro (Manual de Processo Penal 2020, p. 1.034): "Como a lei não define o que se entende por ‘perseguido, logo após’, aplica-se, por analogia, o disposto no art. 290, § 1º, alíneas “a” e “b”, do CPP". Assim, há perseguição quando:
- a) tendo a autoridade, o ofendido ou qualquer pessoa avistado o agente, for perseguindo-o sem interrupção, embora depois o tenha perdido de vista;
- b) sabendo, por indícios ou informações fidedignas, que o réu tenha passado, há pouco tempo, em tal ou qual direção, pelo lugar em que o procure, for no seu encalço.
Tipos de flagrante
Próprio - está cometendo, acaba de cometer, é surpreendido
impróprio- perseguido, logo após de cometer o crime
Ficto/presumido - é encontrado com objetos que comprovem sua autoria
esperado- '' Campana '', os políciais aguardam o melhor momento de agir, ainda não há situação de flagrância
prorrogado/ação controlada/ diferido - Já existe situação de flagrância, entretanto os políciais querem fazer uma apreensão maior, por isso, fazem uma '' ação controlada ''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo