Segundo Paro (2012), a escola estatal só será verdadeirament...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E – "partilha do poder por parte daqueles que se supõe serem os mais diretamente interessados na qualidade do ensino."
A questão aborda o conceito de escola pública e a importância da participação comunitária na gestão e qualidade da educação. Vitor Henrique Paro, um teórico da educação, ressalta que a escola só será verdadeiramente pública quando oferecer acesso igualitário a uma educação de qualidade a toda a população escolarizável. Para alcançar esse objetivo, a comunidade precisa exercer um papel ativo na escola, pressionando o Estado a cumprir seu papel e reivindicando melhorias na educação.
A alternativa correta (E) está alinhada com a visão de Paro, pois sugere que a qualidade do ensino é uma responsabilidade compartilhada, e que a comunidade, como a mais interessada nessa qualidade, deve ser parte da gestão da escola. A "partilha do poder" pressupõe que todas as partes interessadas, incluindo pais, professores, alunos e outros membros da comunidade, devem colaborar e ter um papel ativo nas decisões e na fiscalização da escola, o que pode levar a uma melhoria da educação pública.
As demais alternativas não capturam o sentido de uma gestão democrática e participativa na escola pública que Vitor Henrique Paro defende. Elas se concentram em aspectos como preparo para o vestibular (A), pressão sobre professores (B), fiscalização de profissionais da educação (C) e substituição da direção da escola (D), o que não abrange a ideia de um compromisso coletivo e uma gestão compartilhada que é fundamental para a concepção de escola pública de Paro.
Conceitos relevantes: participação comunitária, gestão democrática, educação pública de qualidade, pressão social, partilha do poder.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo