As dislipidemias são estados patológicos decorrentes de valo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: PUC-PR Órgão: COPEL Prova: PUC-PR - 2010 - COPEL - Nutricionista |
Q54971 Nutrição
As dislipidemias são estados patológicos decorrentes de valores séricos inadequados de lipoproteínas que permitem a solubilização e transporte dos lipídios, compostos hidrofóbicos e que por isso precisam ser carreados associados a uma proteína para que possam ser metabolizados. Em relação ao teor de proteína associado aos lipídios, podemos afirmar que contém maior quantidade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda o tema das lipoproteínas, que são estruturas essenciais para o transporte de lipídios no sangue. Os lipídios precisam se associar a proteínas porque são compostos hidrofóbicos, ou seja, não solúveis em água, e precisam ser transportados através do meio aquoso do sangue. As lipoproteínas variam em densidade e composição, especialmente no teor de proteína. Para resolver esta questão, é necessário entender quais lipoproteínas têm maior teor proteico.

Alternativa Correta: D - HDL

A lipoproteína HDL (High-Density Lipoprotein) é conhecida por ter a maior quantidade de proteína em relação aos lipídios que transporta. Isso se reflete em sua maior densidade, pois a proteína é mais densa que os lipídios. O HDL é muitas vezes referido como "bom colesterol" porque ajuda a transportar o colesterol das artérias para o fígado, onde pode ser excretado.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - LDL: A LDL (Low-Density Lipoprotein) tem um teor de proteína menor que o HDL. É conhecida como "mau colesterol" porque pode depositar colesterol nas paredes das artérias.

B - Quilomicron: Os quilomicrons são lipoproteínas que transportam lipídios da dieta do intestino para outros tecidos. Eles têm a menor proporção de proteína e a maior de lipídios, o que os torna menos densos.

C - VLDL: A VLDL (Very-Low-Density Lipoprotein) transporta lipídios endógenos do fígado para os tecidos. Tem um teor proteico maior que os quilomicrons, mas ainda é menor que o HDL.

E - IDL: A IDL (Intermediate-Density Lipoprotein) é uma etapa intermediária na transformação de VLDL em LDL. O teor de proteína é menor que o do HDL.

Estratégia para Resolução:

Para resolver questões sobre lipoproteínas, é útil lembrar a relação entre densidade e conteúdo proteico: quanto maior a densidade, maior o teor de proteína. Assim, o HDL, sendo a lipoproteína de maior densidade, necessariamente possui o maior teor de proteína.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

“As lipoproteínas, compostas por lípides e proteínas, denominadas apoproteínas (apo), são divididas em classes, que se diferenciam pelo tamanho, pela densidade e pela composição tanto lipídica como apoprotéica: Qm (quilomícrons), lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL), e lipoproteínas de alta densidade (HDL). As HDL são constituídas por 50% de apoproteínas (AI em maior quantidade, AII, CI, CII, CIII, E e J), 20% de colesterol livre (CL) e de colesterol esterificado (CE), 15% de fosfolípides e 5% de triglicérides (TG).” 
 
DIAMENT , Neusa Forti e Jayme. Lipoproteínas de Alta Densidade: Aspectos Metabólicos, Clínicos, Epidemiológicos e de Intervenção Terapêutica. Atualização para os Clínicos. Arq Bras Cardiol 2006; 87 : 672-679
 
 



A HDL também serve como transportador plasmático eficaz de proteínas envolvidas com o metabolismo lipídico, como proteína transportadora de éster de colesterol (CETP), lecitina,
colesterol aciltransferase (LCAT) e proteína transportadora de fosfolipídios (PLTP), que participam ativamente das vias metabólicas da HDL.”

 
Lima, E. S. & Couto, R. D. Estrutura, metabolismo e funções fisiológicas da lipoproteína de alta densidade • J Bras Patol Med Lab • v. 42 • n. 3 • p. 169-178 • junho 2006





 

Quanto maior a densidade da lipoproteína , maior será seu conteúdo de Ptns.

O HDL (Hight Density Lipoproteins) é o chamado colesterol bom, sua lipoproteína correspondente possui alta densidade, e maior teor de ptns

Dentre as lipoproteínas mencionadas, o HDL é a lipoproteína que contém a maior quantidade de proteína associada aos lipídios. Essa alta proporção de proteína é uma das razões pelas quais o HDL é muitas vezes referido como "colesterol bom", pois desempenha um papel crucial na remoção do excesso de colesterol dos tecidos e sua transferência de volta para o fígado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo