Para Etzioni, há três tipos de organizações que são de-finid...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Etzioni elabora sua tipologia de organização com base no uso e significado da obediência.
COERCITIVAS: baseadas em prêmios e punições. Exemplos: campos de concentração, prisões.
UTILITÁRIAS: baseadas em recompensas e remunerações. Exemplos: comércio e organizações trabalhistas.
NORMATIVAS: baseadas em crenças, valores e símbolos. Exemplos: igrejas, universidades, hospitais.
Resposta: alternativa E
C),Acredito que as normas são para aumentar as impessoalidades e não diminui-las. Não entendi porque porque o gabarito não é a C.
As normas estão sim relacionadas com a impessoalidade. A grande questão nessa pergunta é que a banca pede o que o autor da teoria, Etzioni, defende, por isso a letra "c" está errada. Agora se a banca não tivesse especificado o autor a letra "c" estaria correta.
Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.
Referência:http://estruturalismo.blogspot.com.br/2008/05/tipologia-das-organizaes.htmlgabarito: e
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo