As ferramentas da gestão da qualidade são utilizadas com o o...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta essencial na Gestão da Qualidade. Ele é utilizado para identificar, analisar e propor soluções para problemas, focando nas causas que têm o maior impacto. Esse diagrama é baseado no princípio de Pareto, que afirma que aproximadamente 80% dos efeitos são causados por 20% das causas. Portanto, ao utilizar o Diagrama de Pareto, é possível focar nos problemas mais críticos para obter melhorias significativas.
Vamos analisar as alternativas:
A - Esta alternativa descreve o fluxograma, que é uma ferramenta usada para representar a sequência de atividades de um processo.
B - Correta. O Diagrama de Pareto é, de fato, uma representação gráfica de barras verticais que mostra informações de modo a identificar as causas mais vitais e prioritárias para a solução de problemas. Ele ajuda a visualizar quais problemas devem ser prioritariamente atacados para obter melhorias significativas.
C - Esta alternativa descreve o Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, que mostra a relação entre um problema (efeito) e suas possíveis causas.
D - Esta alternativa se refere ao Gráfico de Controle, que é utilizado para monitorar a estabilidade de um processo ao longo do tempo e ajudar na tomada de decisão com base em padrões de frequência.
Portanto, a alternativa B é a que melhor descreve o Diagrama de Pareto e seu propósito na Gestão da Qualidade. Esta ferramenta é vital para focar nos problemas mais impactantes e garantir a excelência dos serviços prestados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que foi utilizada pelo italiano Vilfredo Pareto. Tornou-se mais conhecido quando o teórico Juran utilizou. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância.
Para construí-lo, é utilizado o gráfico de colunas que irá colocar em ordem os problemas e suas frequências do maior para o menor, a fim de dar prioridade aquele que deverá ser resolvido com maior urgência.
Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou nas folhas de verificação para detectar o problema.
Ele está baseado no princípio de pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.
http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade/diagrama-de-pareto.html
Gabarito B. Cuidado com a C que é uma pegadinha.
8.6. Diagrama de Pareto = Diagrama ou princípio de Pareto é uma forma especial de gráfico de barras verticais (histograma) que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. Esse histograma direciona os esforços para os problemas mais importantes, visto que permite selecionar e visualizar itens ou fatores em sua ordem crescente de importância, e utilizá-los para melhora da qualidade, redução de custos etc.
O diagrama de Pareto baseia-se em fatos e dados e poderá ser usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre os vários problemas ou condições, no sentido de escolher o ponto de partida para a solução de um problema: identificar a causa básica de um problema ou avaliar o progresso de uma operação. Identifica as causas que mais se repetem nos problemas que estão continuamente sendo enfrentados pela organização.
É uma das ferramentas mais antigas e considera que nem todos os itens merecem o mesmo tratamento ou atenção da administração. Esse diagrama é também denominado de “80 por 20”. “Para ele, 80% do volume de problemas são constituídos por apenas 20% de eventos causadores”... “diagrama de barras verticais para dirigir a atenção aos problemas mais importantes e prioritários, localizados nas barras mais altas, deixando as barras mais baixas para constatação posterior” (Idalberto Chiavenato, 2006).
a) Fluxograma de processo: da sequência de atividades necessárias para a realização de um processo, de sua análise e de sua melhoria.
b) Diagrama de Pareto: de barras verticais que mostram informações de modo a identificar as causas mais vitais e prioritárias para a solução de problema.
c) Diagrama de Ishikawa: da relação entre as características da qualidade (efeito) e as possíveis razões que fazem com que um problema ocorra.
d) ??
Se tiver algum erro, por favor, corrigir !
A letra D) é a FOLHA DE VERIFICAÇÃO.
Primeiramente, não confudir Diagrama de Pareto (gráfico de colunas que ordena a frequência das ocorrências, da maior para a menor) com Princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas).
O candidato poderia ficar com dúvida entre os itens B ou D. O que torna o item D falso é "frequência de pontos".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo