As empresas, assim como os órgãos públicos, devem elaborar ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068479 Administração Financeira e Orçamentária
As empresas, assim como os órgãos públicos, devem elaborar orçamentos que lhes permita executar seus projetos e atividades com eficiência. Esta previsão orçamentária é realizada com o objetivo de montar uma alocação de recursos para cada setor, mensal, semestral, anual, de acordo com suas necessidades e dentro das possibilidades financeiras do empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com controle orçamentário.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução dessa questão, faz-se necessário o conhecimento sobre controle orçamentário.
Diante disso, vamos a uma breve explicação:
As despesas públicas são conceituadas como os gastos realizados pelo Poder Público para custear os serviços públicos prestados à sociedade. Leite (2019), afirma que a despesa pública:
“Consiste no conjunto de gastos realizados pelo Poder Público para a consecução de suas atividades principais, com o objetivo de financiar as ações do governo, sempre com foco na satisfação das necessidades públicas". (Leite, 2019, p. 384)
Todo gasto público deve ser fiscalizado e controlado, julgando se os recursos foram aplicados de forma correta, conforme as normas vigentes. Segundo Leite, para tal controle é necessários, os seguintes critérios:
1.      Legalidade: A realização do gasto em conformidade com a lei.
2.      Legitimidade: O gasto público deve ser legítimo, considerando sua valoração diante do atendimento do interesse público.
3.      Economicidade: Deve haver eficiência na efetivação dos gastos públicos, buscando os melhores resultados com a visão de limitação dos recursos com sua correta utilização, evitando desperdícios.
4.      Aplicação de subvenções: Verificar se os valores repassados aos entes sem fins lucrativos, foram aplicados naquilo que se comprometeram a gastar.
5.      Renúncia de receitas: Consiste em saber se as desonerações fiscais atingiram ou não sua finalidade.

Posto isso, vamos à análise das alternativas:
a)      Errado. É necessário haver economicidade, buscando maior eficiência na efetivação dos gastos públicos.
b)      Errado. Deve ser utilizado os materiais necessários para alcançar o resultado desejado, buscando os melhores resultados com a visão de limitação dos recursos com sua correta utilização, evitando desperdícios.
c)      Certo. Os recursos disponibilizados devem ser utilizados com inteligência e bom senso, buscando sempre eficiência e economicidade para evitar desperdícios.
d)      Errado. Os gastos devem ser feitos com economicidade e eficiência, ou seja, buscando os melhores resultados com a visão de limitação dos recursos com sua correta utilização, evitando desperdícios.
e)      Errado. Deve ser utilizado os materiais necessários para alcançar o resultado desejado, buscando os melhores resultados com a visão de limitação dos recursos com sua correta utilização, evitando desperdícios.

Gostou do comentário? Deixe o seu like! 
Gabarito do Professor: Letra C.

Fonte:
Leite, Harrison. Manuel do Direito Financeiro / Harrison Leite – 8ª edição – Salvador [BA], 2019.  

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo