Laura é supervisora de ensino no município de Peruíbe. Ela ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - cultura patrimonialista.
O documento mencionado na questão, "Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública" (MEC/2004), destaca a importância da gestão democrática como contraponto à cultura patrimonialista no contexto das escolas públicas. A cultura patrimonialista é caracterizada pela apropriação do espaço ou das instâncias públicas como se fossem extensão do espaço privado de alguém, frequentemente resultando em práticas de favoritismo e nepotismo, além de dificultar a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões que afetam o ambiente educacional.
Para superar essa cultura e promover uma gestão democrática, é essencial que os dirigentes dos sistemas de ensino nutram suas ações nos fundamentos dessa gestão, que incluem a participação ativa dos diversos atores da comunidade escolar (professores, estudantes, pais e funcionários) nas decisões e no cotidiano da escola. A gestão democrática implica a rejeição a um modelo centralizador e autoritário de gestão e a promoção de práticas que valorizem o diálogo, a transparência e a responsabilidade compartilhada.
Essa questão aborda conhecimentos pertinentes à gestão escolar e a políticas educacionais, sendo necessário entender o conceito de gestão democrática dentro do contexto da educação brasileira, além de reconhecer os desafios impostos pela cultura patrimonialista na implantação de tal modelo de gestão.
Portanto, a alternativa C está correta porque reflete diretamente o desafio apontado no documento de superar a cultura patrimonialista para que a gestão democrática possa ser efetivamente implementada nas escolas públicas, promovendo uma cultura democrática no ambiente escolar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
cultura patrimonialista.
patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas. Assim sendo, um líder político é qualificado como patrimonialista quando, ao assumir um cargo na esfera pública (de diretor, por exemplo), acaba “instrumentalizando”, isto é, criando mecanismos de controle, a estrutura estatal para satisfazer as suas necessidades pessoais, ou seja, privadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo