O clampeamento tardio do cordão umbilical (entre 1 a 5 minut...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845857 Enfermagem
O clampeamento tardio do cordão umbilical (entre 1 a 5 minutos) ou, de forma fisiológica, quando cessar a pulsação, é uma das estratégias para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O clampeamento tardio do cordão umbilical tem papel importante na redução dos altos níveis de anemia durante a infância. O clampeamento tardio do cordão umbilical aumenta o volume sanguíneo do recém-nascido e, desta maneira, eleva o nível de suas reservas de ferro ao nascer, o qual é importante para prevenir deficiência de ferro e anemia durante a infância.

Portanto a única laternativa que traz benefícios do clampeamento tardio do corsão umbilical é a letra D, prevenir e controlar a anemia infantil.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Além da sobrevivência: práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

prevenir e controlar a anemia infantil.

Pulsação do cordão serve para prevenir ou evitar a anemia infantil

cada kg do RN tem 80 ml de sangue,

A recomendação é baseada na compreensão de que o atraso do clampeamento do cordão umbilical permite a passagem continuada do sangue da placenta para o bebê durante mais 1 a 3 minutos após o nascimento. Esse breve atraso é conhecido por aumentar as reservas de ferro do bebê em até 50% aos 6 meses de idade nos bebês nascidos a termo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo