As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313485 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue os itens de 60 a 63.

As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes, pois apresentam bacteriostaticidade, alta biodegradabilidade e baixa bioacumulação.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA.

As bifenilas policloradas possuem BAIXA biodegrabilidade e ALTA bioacumulação nos seres vivos, sendo muito tóxica e persistente no ambiente.

> A sua não biodegradabilidade, significa que as bifenilas policloradas não são processadas por nenhum microrganismo da natureza e, como possuem também elevada estabilidade química, permanecem no meio ambiente por períodos de tempo extremamente longos;

 

> Por serem substâncias bioacumulativas, tendem a acumular-se nas células dos seres vivos, constituindo sério risco para a estabilidade do ecossistema terrestre e para a saúde dos seres humanos.

        A bioacumulação do produto atinge a cadeia alimentar humana. Em termos práticos, isto significa que ao se contaminar o meio ambiente, cada ser vivo em contato com o meio irá concentrar as bifelinas policloradas sucessivamente em seu organismo, fazendo com que o grau de contaminação seja maior nos organismos em posição superior na cadeia alimentar.

Gabarito errado

As PCB alta persistência e hidrofobicidade, apresentam biocamulação e biomagnificação consideravelmente relevante e por isso poluentes orgânicos persistentes.

As suas características físico-químicas são: líquido de baixa pressão de vapor, quimicamente inerte, praticamente insolúvel em água. O aquecimento dos PCB produz pequenas quantidades de benzofuranos (PCDF) que são compostos de estrutura similar às dioxinas.

sei la

se é persistente não pode ter alta biodegrabilidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo