As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre as bifenilas policloradas (PCBs) e como elas são classificadas no contexto ambiental.
O tema central da questão é a classificação das bifenilas policloradas como poluentes orgânicos persistentes (POPs). Para resolver esta questão, é necessário compreender as características que definem um poluente como POP, que incluem a persistência no ambiente, a bioacumulação nos organismos vivos e a toxicidade.
Alternativa correta: E - errado
As bifenilas policloradas são, de fato, classificadas como poluentes orgânicos persistentes. No entanto, o enunciado apresenta uma descrição incorreta das características desses compostos:
- Bacteriostaticidade: O termo refere-se à capacidade de inibir o crescimento de bactérias. Não é uma característica primária dos POPs.
- Alta biodegradabilidade: Esta é uma característica incorreta. Os POPs são conhecidos por sua baixa biodegradabilidade, o que significa que eles não se decompõem facilmente no ambiente.
- Baixa bioacumulação: Também está errado. Os POPs, incluindo os PCBs, são reconhecidos por sua alta capacidade de bioacumulação nos organismos e na cadeia alimentar.
A alternativa correta é "E - errado" justamente porque as características mencionadas no enunciado não correspondem às propriedades dos poluentes orgânicos persistentes. A descrição correta seria que os PCBs têm alta capacidade de bioacumulação e persistência, além de baixa biodegradabilidade, o que os torna perigosos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADA.
As bifenilas policloradas possuem BAIXA biodegrabilidade e ALTA bioacumulação nos seres vivos, sendo muito tóxica e persistente no ambiente.
> A sua não biodegradabilidade, significa que as bifenilas policloradas não são processadas por nenhum microrganismo da natureza e, como possuem também elevada estabilidade química, permanecem no meio ambiente por períodos de tempo extremamente longos;
> Por serem substâncias bioacumulativas, tendem a acumular-se nas células dos seres vivos, constituindo sério risco para a estabilidade do ecossistema terrestre e para a saúde dos seres humanos.
A bioacumulação do produto atinge a cadeia alimentar humana. Em termos práticos, isto significa que ao se contaminar o meio ambiente, cada ser vivo em contato com o meio irá concentrar as bifelinas policloradas sucessivamente em seu organismo, fazendo com que o grau de contaminação seja maior nos organismos em posição superior na cadeia alimentar.
Gabarito errado
As PCB alta persistência e hidrofobicidade, apresentam biocamulação e biomagnificação consideravelmente relevante e por isso poluentes orgânicos persistentes.
As suas características físico-químicas são: líquido de baixa pressão de vapor, quimicamente inerte, praticamente insolúvel em água. O aquecimento dos PCB produz pequenas quantidades de benzofuranos (PCDF) que são compostos de estrutura similar às dioxinas.
sei la
se é persistente não pode ter alta biodegrabilidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo