A Pró-reitora de Administração da Universidade Federal do Va...
A Pró-reitora de Administração da Universidade Federal do Vale do Assú realizou um processo licitatório para a contratação de uma empresa de fornecimento de serviço de impressão de documentos. Uma das condições do edital foi que o critério de desempate fo sse a razão entre a TIR e a SELIC, cuja base é a meta divulgada pelo COPOM no mês de julho/17, que foi de 9,25% a.a. No processo, habilitaram -se as empresas Alfa, Beta, Gama e Psi, que demonstraram, em seus relatórios projetados, TIR anuais de 9,5%, 10,7%, 9,25% e 9%, respectivamente.
Usando unicamente esse critério e se mantendo todos os demais para todos os participantes, a licitação foi ganha pela empresa
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A.
A TIR, abreviação de Taxa Interna de Retorno, é um método muito utilizado na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos devido a facilidade de interpretar o seu resultado: um percentual de rentabilidade do projeto que está sendo analisado.
http://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/
Logo, se a TIR da empresa Beta é de 10,7% ao ano, ela é a mais atrativa, pois sua taxa de retorno está maior que a taxa SELIC e acima de todas as outras concorrentes.
Questão de má qualidade. Não disse se queria a maior ou menor proporção em relação à Selic. Eu fui no item que oferecia a menor variação e errei. Há quem fosse na menor TIR de todas. Eu recorreria a essa questão.
Acho que essa questão foi mais sobre conceito. Só fixa na cabeça que o TIR (Rentabilidade do investimento) deverá ser maior ou igual a SELIC.
GABARITO A
"Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno."
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/taxa-interna-de-retorno-tir/30435/
qdo a questão fala razão entre a TIR e SELIC fica assim:
TIR/SELIC para ela seja igual ou superior a 9,25% a TIR tem q ser > ou = a isso pq ainda vem a tx de SELIC. portanto questão 100% interpretativa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo