Inicialmente, a apresentação de plano de melhoria de serviço...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q259943 Atualidades
Em meados do mês de julho deste ano, a Agência Nacional de
Telecomunicações (ANATEL) realizou, de acordo com muitos
especialistas da área, a maior interferência no mercado de telefonia
móvel brasileiro desde sua origem, em 1998, alegando problemas
na qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras. Com relação
a esse assunto, julgue os próximos itens.

Inicialmente, a apresentação de plano de melhoria de serviço no prazo de trinta dias foi a condição imposta pela ANATEL para que as operadoras pudessem voltar a comercializar linhas de telefonia celular.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão certa

Vale ressaltar que segundo as operadoras, a suspensão foi uma medida extrema e que algumas delas recorreram ao judiciário para reverter a decisão da ANATEL.
CORRETO. Conforme o que diz no Jornal o Estado de São Paulo de 19/07/2012: Segue o trecho do Estado de São Paulo de 19/07/2012: “A Anatel proibiu a venda de novas linhas de telefone celular pelas piores operadoras em cada Estado do País. A decisão afetará a TIM em 19 unidades da Federação, a Oi em cinco e a Claro em três, incluindo São Paulo. As constantes interrupções nas ligações de celulares e o crescente número de reclamações dos usuários de telefonia e internet móvel levaram à proibição. A medida entra em vigor à 0h de segunda-feira e diz respeito apenas à habilitação de novos números de telefone, incluindo os processos de portabilidade. A TIM informou que vai "tomar todas as medidas necessárias". A Oi disse que a análise da Anatel está "defasada". A Claro não se pronunciou.”

Após a decisão, que engloba os serviços de voz e dados, a operadora terá um prazo de 30 dias para apresentar um plano de melhoria para ser avaliado pela Anatel. “Não só a Oi como todas as quatro operadoras vão apresentar os planos nos próximos 30 dias. Caso o plano não seja aprovado haverá complicações, pois vai gerar um processo administrativo e multa bastante pesada”, enfatizou o gerente regional da agência reguladora (ANATEL).
Ver mais em: http://m.g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/07/gerente-da-anatel-explica-decisao-de-impedir-vendas-da-oi-no-amazonas.html

Força e fé. Sucesso!

Segundo o Estado de São Paulo, e de acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, “as operadoras terão de apresentar planos de investimentos e resolver todas as demandas de clientes em seus call centers em até 30 dias. As vendas só serão retomadas após a agência verificar o cumprimento das obrigações.”
Item Certo

 Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez ontem sua maior intervenção no mercado desde a privatização do setor, em 1998. De uma só vez, ela suspendeu as vendas de serviços de celular e internet de três das quatro maiores operadoras do Brasil. A mais atingida foi a TIM, que terá de interromper as vendas em 19 Estados. A Claro teve seus negócios afetados em três Estados e a Oi, em outros cinco. A Vivo não foi afetada. A proibição começa na segunda-feira e as empresas terão 30 dias para apresentar plano de melhoria do serviço.
A ação da Anatel surpreendeu o mercado. "A agência tem uma série de outros mecanismos administrativos que poderiam ser usados nesses casos. A suspensão é uma medida muito severa", disse o advogado Rodrigo Pinto de Campos, especialista em direito regulatório e infraestrutura no Aidar SBZ Advogados. As ações do setor tiveram as maiores quedas do dia na Bovespa. As ações preferenciais da Oi recuaram 4,5% e as da TIM, 2,8%.

Rumo a Aprovação!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo