Está correta a seguinte observação relativa a um procediment...
Ciência e esoterismo
Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.
Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.
(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre pontuação e outros aspectos textuais:
A alternativa correta é a E. A expressão "misteriosamente se recusam a sobreviver" é usada pelo autor de forma irônica, indicando que as "provas" dos fenômenos esotéricos não se sustentam sob investigação científica rigorosa. A ironia está em sugerir que há algo de misterioso na incapacidade dessas provas de se manterem válidas, quando, na verdade, isso ocorre porque elas não têm base científica sólida.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: A frase "Mas posso ao menos oferecer uma conjectura" não tem o mesmo sentido de "Pelo menos posso reiterar uma hipótese". A palavra reiterar significa repetir ou confirmar algo já dito, enquanto oferecer uma conjectura implica propor uma ideia ou suposição nova.
Alternativa B: O uso de aspas em "provas" não visa dar ênfase aos elementos de comprovação. Pelo contrário, as aspas indicam uma certa dúvida ou ceticismo do autor sobre a validade dessas provas.
Alternativa C: A expressão "Por trás desse fascínio" não indica que o autor se sente hipnotizado pelo esoterismo. Ele está apenas explicando o que ele acredita ser a razão pela qual muitas pessoas são atraídas por esse tema, sem implicar que ele próprio compartilhe desse fascínio.
Alternativa D: O uso da expressão "fazer o papel de chato" mostra uma linguagem mais informal e coloquial, contrariando a ideia de que o autor não foge ao uso formal da língua. Ele está, na verdade, adotando um tom mais descontraído.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa letra (b)...posso estar errado, mas para mim, a letra (b) é a correta..
a) ERRADA. Reiterar: dizer ou fazer novamente; insistir, repetir, renovar. Não é sinônimo de oferecer.
b) ERRADA. As aspas foram empregadas com sentido irônico, deixando a entender que as "provas" não são provas de fato ou provas concretas.
c) ERRADA. O autor não se mostra atraído pelas crenças, confome trecho " cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural ".
d) ERRADA. Termo "papel de chato" é de uso informal.
e) CORRETA. Há ironia, pois não há mistério sobre as razões das ditas "provas" não sobreviverem. O esoterismo provém do "nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas" e não é uma ferramenta válida para interpretar o mundo físico, "...argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural".
"Eu não quero acreditar, eu quero conhecer." (Carl Sagan)
a ironia pode ser uma oposição ou diferença.
“provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver.
as aspas na palavra provas exprime exatemente essa ironia, pois se tem prova como se recusa a sobreviver?
é o que penso!
Tiago Costa, as aspas em provas foram empregadas no sentido de ironia. O autor não acredita em esoterismo e acha que as provas produzidas por ele são incompletas, abstratas.
De novo a expressão CONJECTURA na FCC:/
CONJECTURA = HIPÓTESE
CONJECTURA = HIPÓTESE
CONJECTURA = HIPÓTESE
CONJECTURA = HIPÓTESE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo