As normas de concordância verbal encontram-se plenamente res...
Ciência e esoterismo
Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.
Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.
(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Não convêm aos cientistas em geral e aos físicos em particular acreditar em fenômenos cuja ocorrência não possa ser analisada de modo objetivo.
Não convém acreditar
b)Depreendem-se dessas observações que existe condições necessárias para que a observação dos fenômenos tenham validade científica.
Depreende-se isso ( que existe condições necessárias para que a observação dos fenômenos tenham validade científica. ) SUJEITO ORACIONAL.
ISSO é depreendido
Gab.E
o sujeito oracional equivale ao masculino singular, por isso não importa quantas orações componham o sujeito oracional, o verbo desse sujeito vai ficar no singular. Exemplos: "Abrir a economia e inserir as companhias no comércio exterior SÃO CRUCIAIS para ampliar a produtividade e a renda interna" (errado) / "Abrir a economia e inserir as companhias no comércio exterior É CRUCIAL para ampliar a produtividade e a renda interna" (certo). Note que o adjetivo acompanha a concordância.
Só vai haver plural quando os núcleos do sujeito do infinitivo vierem determinados ou forem antônimos: "O errar e o assumir dependem do caráter" / "Dormir e acordar constituem características humanas"
https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=voce-realmente-sabe-sujeito-oracional
c) Reservam-se aos esotéricos de todo tipo a restrição que cabe levar em conta quando se quer apurar a evidência de um fenômeno real.
A restrição é reservada aos esotéricos.
d)Atribuem-se às pessoas mais crédulas o fascínio que sobre elas exercem os fenômenos que julgam tão mágicos quanto verdadeiros.
o fascínio é atribuído às pessoas mais crédulas...
e) Constituem-se como méritos reais da ciência as leis invariáveis que comprovam a materialidade de um fenômeno adequadamente observado.
Na ordem direta: As leis invariáveis que comprovam a materialidade de um fenômeno adequadamente observado constituem-se como méritos reais da ciência.
a) Errado. Não convêm aos cientistas em gera(is) e aos físicos em particular acreditarem em fenômenos cuja ocorrência não possa(m) ser analisada(s) de modo objetivo.
Convém está na 3ª pessoa do singular e convêm está na 3ª pessoa do plural.
b) Errado. Depreendem-se dessas observações que existe(m) condições necessárias para que a observação dos fenômenos tenham validade científica.
c) Errado. Reservam-se aos esotéricos de todo tipo a restrição que cabe(m) levar em conta quando se quer apurar a evidência de um fenômeno real.
d) Errado. Atribuem-se às pessoas mais crédulas(,) o fascínio que sobre elas exercem os fenômenos que julgam tão mágicos quanto verdadeiros.
e) Errado. Constituem-se como méritos reais da ciência (às) leis invariáveis que comprovam a materialidade de um fenômeno adequadamente observado.
-> Sinceramente, acho, que a letra (d) está correta.
Erros..avisem-me, por gentileza.
a)Não convêm aos cientistas em geral e aos físicos em particular acreditar em fenômenos cuja ocorrência não possa ser analisada de modo objetivo.
o que não convém? acreditar
b)Depreendem-se dessas observações que existe condições necessárias para que a observação dos fenômenos tenham validade científica.
despreende-se dessas condições ISTO
c)Reservam-se aos esotéricos de todo tipo a restrição que cabe levar em conta quando se quer apurar a evidência de um fenômeno real.
Reserva-se ISTO aos esotéricos
d) Atribuem-se às pessoas mais crédulas o fascínio que sobre elas exercem os fenômenos que julgam tão mágicos quanto verdadeiros.
Atribue-se o fascinio às pessoas
e)Constituem-se como méritos reais da ciência as leis invariáveis que comprovam a materialidade de um fenômeno adequadamente observado.
As leis constituem-se como méritos da ciencia...
letra E
se houver algum erro corrijam!!
Simone, creio que o erro na alternativa D seja "atribuem-se", quando o correto seria "atribui-se" com i e não e
Por que não existe crase na letra E?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo