De acordo com a Constituição da República, todos têm direito...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: CODEMIG Prova: FGV - 2015 - CODEMIG - Analista Ambiental |
Q610078 Direito Constitucional
De acordo com a Constituição da República, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. Nesse sentido, o texto constitucional determina que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra B

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Obs: Todos os itens abaixo foram retirados do Art. 225, CF.

a) ERRADO. § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

b) CORRETO. § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

c) ERRADO.Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

(...)

II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

d) ERRADA. § 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.

e) ERRADA. §1º.IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade;



A questão "independente de obrigaçao de reparar os danos causados", significa dizer que estão desobrigados a reparar os danos? Pq eu marquei essa, mas essa parte me deixou em dÚvida.Alguém sabe explicar?

Pelo que eu entendo, quer dizer que ainda que não seja responsabilizado na esfera civil poderá haver sanções penais e administrativas. 

MacGyver Concurseiro.

 

Quando a Constituição diz que o poluidor está sujeito as sanções penais ou administrativas, independente de obrigaçao de reparar os danos causados, significa que as responsabilidades ocorrem em esferas diferentes (penal, administrativa e cível).

 

Isso significa que, se o poluidor foi, por exemplo, multado na esfera administrativa, a princípio, nada impede que ele também sofra sanções na esfera cível e na esfera penal (ou seja, o poluidor não pode alegar bis in idem, entende? pois a própria Constituição prevê modalidades distintas de responsabilidade sem que a punição em uma esfera impeça a punição pelo mesmo fato em outra). 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo