De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80030 Psicologia
Com relação à análise de cargos, julgue os itens que se subseguem.

De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Certo

A análise de cargos é um tema fundamental na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Entender as diferentes abordagens é essencial para responder a questões de concursos públicos. No contexto da questão apresentada, a abordagem taylorista é o foco principal.

A abordagem taylorista, também conhecida como administração científica, foi desenvolvida por Frederick Winslow Taylor no início do século XX. Esta abordagem se concentra na maximização da eficiência e produtividade por meio da análise detalhada de tarefas e tempos. Taylor defendia que a eficiência poderia ser alcançada ao dividir o trabalho em tarefas especializadas e repetitivas, o que permitiria a medição precisa da produtividade dos trabalhadores.

Explicação da resposta:

A questão está correta ao afirmar que, segundo a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos. Taylor enfatizava a quantificação do trabalho, ou seja, seu método buscava medir o desempenho dos trabalhadores por meio de indicadores numéricos, como o número de peças produzidas ou o tempo gasto em uma tarefa específica.

Justificação da alternativa correta:

A alternativa está correta porque reflete o princípio fundamental da abordagem taylorista: a busca pela eficiência através de medições objetivas e quantitativas. Taylor acreditava que, ao analisar detalhadamente cada tarefa e cronometrar o tempo necessário para realizá-la, seria possível determinar a melhor maneira de executar o trabalho, aumentando assim a produtividade.

Por que as alternativas incorretas estariam erradas?

Se a questão apresentasse alternativas que negassem a relação entre a abordagem taylorista e a medição quantitativa da produtividade, ou que sugerissem que essa abordagem também considerava aspectos qualitativos, elas estariam erradas. A administração científica de Taylor era extremamente focada em aspectos quantitativos e na fragmentação do trabalho, deixando de lado fatores qualitativos como a satisfação do trabalhador ou o ambiente de trabalho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão CERTA

 

"O modelo clássico (taylorista) visava projetar cargos dentro da seguinte lógica:

1 - Segmentar a fragmentar os cargos em tarefas simples, repetitivas e facilmente treináveis.

2 - Através do estudo de tempos e movimentos, eliminar as atividades e movimentos desnecessários que produzam fadiga e que não estejam relacionados com a tarefa a ser executada.

3 - Definir o método de trabalho para encontrar a melhor maneira para seus ocupantes se moverem, localizarem e lidarem fisicamente com a tarefa.

4 - Selecionar cientificamente o trabalhador de acordo com as exigências da tarefa.

5 - Eliminar tudo que possa provocar fadiga física, como: arranjar instrumentos e equipamentos de maneira que minimizem o esforço e a perda de tempo e projetar instrumentos pra facilitar o trabalho humano, como linhas de montagem, transportadoras (...).

6 - Estabelecer o tempo médio para executar a tarefa, isto é, o tempo-padrão. O tempo-padrão equivale à eficiência igual a 100%. Um operário que trabalha com eficiência de 80% está produzindo 20% a menos do que normalmente seria solicitado, por questões de seleção, treinamento ou supervisão inadequados. O ideal é eficiência igual ou maior do que 100%.

7 - Oferecer plano de incentivo salarial, ou seja, prêmios de produção para os operários que ultrapassem o tempo-padrão para incentivar a máxima eficiência possível, ou seja, obter rendimentos superiores a 100% dos operários e repartir com eles parte da economia auferida pela organização.

8 - Melhorar o ambiente físico da fábrica, de maneira que ruído, iluminação, ventilação e outras facilidades de suporte não produzam fadiga nem reduzam a eficiência. Isso significa projetar condições físicas e ambientais que favoreçam o trabalho e proporcionem conforto ao funcionário."

 

Chiavenato, I. "Recursos Humanos - O capital humano das organizações"

Sim, por que QUALITATIVOS se refere a termos subjetivos, que não é levado em conta no taylorismo.

Na abordagem taylorista, a gestão de pessoas e seus processos (incluindo a análise de cargos) estava voltada para práticas que visavam acelerar o processo produtivo, sendo o parâmetro quantitativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo