De acordo com Albino Rubim, “a vigência da noção de transve...
De acordo com Albino Rubim, “a vigência da noção de transversalidade da cultura expressa múltiplas possibilidades existentes de dimensões sociais hoje visitadas e perpassadas pela cultura. Em uma listagem, que não se pretende exaustiva, pode-se facilmente enumerar dentre estas esferas de interlocução: educação, turismo, saúde, política etc. Desde modo, as políticas culturais contemporâneas devem estar abertas a esta plêiade de interfaces, dado o caráter transversal da cultura na contemporaneidade”.
Fonte: Albino Rubim. Políticas culturais e novos desafios. In: Matrizes Ano 2 – nº 2, primeiro semestre de 2009. Disponível em https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/3822 6/40998. Acessado em 01.09.2018.
Considerando o que Albino Rubim defende sobre a
transversalidade da cultura, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Para compreender esta questão, é necessário entender o conceito de transversalidade da cultura, conforme discutido por Albino Rubim. A transversalidade sugere que a cultura não pode ser isolada em um único campo ou categoria; ela interage e se entrelaça com diversas esferas da sociedade, como a educação, turismo, saúde, política, entre outras.
Agora, vamos analisar cada uma das alternativas para justificar a correta e explicar as incorretas:
Alternativa A: A cultura estabelece interlocução com outras áreas, o que se coloca como desafio para as políticas culturais.
Esta alternativa é correta porque reflete exatamente o que Albino Rubim argumenta sobre a cultura na contemporaneidade. A cultura, sendo transversal, interage com várias áreas sociais, criando desafios para as políticas culturais, que precisam lidar com essas múltiplas interfaces.
Alternativa B: As políticas públicas são transversais em sua própria constituição, o que facilita lidar com esse campo interdisciplinar que é a cultura.
Esta alternativa está incorreta porque generaliza as políticas públicas como sendo naturalmente transversais. Na realidade, não são todas as políticas públicas que são concebidas para serem transversais; muitas são específicas e segmentadas. O desafio destacado por Rubim é justamente a necessidade de adaptação das políticas culturais para serem transversais.
Alternativa C: A noção de transversalidade da cultura, que sempre esteve presente nos estudos das ciências sociais, só recentemente foi incorporada como objeto das políticas públicas.
Esta opção está incorreta porque não é preciso afirmar que a noção de transversalidade sempre esteve presente nos estudos das ciências sociais. Além disso, a incorporação desta noção nas políticas públicas não é uma questão de ser recente, mas sim de reconhecer sua importância contemporânea para a formulação dessas políticas.
Alternativa D: A transversalidade da cultura é um dado incorporado pelas políticas culturais contemporâneas.
Embora pareça correta à primeira vista, esta alternativa está incorreta porque sugere que a transversalidade já foi completamente incorporada e aceita pelas políticas culturais. No entanto, Rubim enfatiza que a transversalidade é um desafio, implicando que ainda há progresso a ser feito nesse sentido.
Portanto, a alternativa A é a única que traduz com precisão a visão de Albino Rubim sobre a transversalidade da cultura e os desafios que ela impõe às políticas culturais na contemporaneidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo