De acordo com Albino Rubim, “a vigência da noção de transve...

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Q941183 Sociologia

De acordo com Albino Rubim, “a vigência da noção de transversalidade da cultura expressa múltiplas possibilidades existentes de dimensões sociais hoje visitadas e perpassadas pela cultura. Em uma listagem, que não se pretende exaustiva, pode-se facilmente enumerar dentre estas esferas de interlocução: educação, turismo, saúde, política etc. Desde modo, as políticas culturais contemporâneas devem estar abertas a esta plêiade de interfaces, dado o caráter transversal da cultura na contemporaneidade”.

Fonte: Albino Rubim. Políticas culturais e novos desafios. In: Matrizes Ano 2 – nº 2, primeiro semestre de 2009. Disponível em https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/3822 6/40998. Acessado em 01.09.2018.


Considerando o que Albino Rubim defende sobre a transversalidade da cultura, é correto afirmar que

Alternativas

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A alternativa correta é a A.

Para compreender esta questão, é necessário entender o conceito de transversalidade da cultura, conforme discutido por Albino Rubim. A transversalidade sugere que a cultura não pode ser isolada em um único campo ou categoria; ela interage e se entrelaça com diversas esferas da sociedade, como a educação, turismo, saúde, política, entre outras.

Agora, vamos analisar cada uma das alternativas para justificar a correta e explicar as incorretas:

Alternativa A: A cultura estabelece interlocução com outras áreas, o que se coloca como desafio para as políticas culturais.

Esta alternativa é correta porque reflete exatamente o que Albino Rubim argumenta sobre a cultura na contemporaneidade. A cultura, sendo transversal, interage com várias áreas sociais, criando desafios para as políticas culturais, que precisam lidar com essas múltiplas interfaces.

Alternativa B: As políticas públicas são transversais em sua própria constituição, o que facilita lidar com esse campo interdisciplinar que é a cultura.

Esta alternativa está incorreta porque generaliza as políticas públicas como sendo naturalmente transversais. Na realidade, não são todas as políticas públicas que são concebidas para serem transversais; muitas são específicas e segmentadas. O desafio destacado por Rubim é justamente a necessidade de adaptação das políticas culturais para serem transversais.

Alternativa C: A noção de transversalidade da cultura, que sempre esteve presente nos estudos das ciências sociais, só recentemente foi incorporada como objeto das políticas públicas.

Esta opção está incorreta porque não é preciso afirmar que a noção de transversalidade sempre esteve presente nos estudos das ciências sociais. Além disso, a incorporação desta noção nas políticas públicas não é uma questão de ser recente, mas sim de reconhecer sua importância contemporânea para a formulação dessas políticas.

Alternativa D: A transversalidade da cultura é um dado incorporado pelas políticas culturais contemporâneas.

Embora pareça correta à primeira vista, esta alternativa está incorreta porque sugere que a transversalidade já foi completamente incorporada e aceita pelas políticas culturais. No entanto, Rubim enfatiza que a transversalidade é um desafio, implicando que ainda há progresso a ser feito nesse sentido.

Portanto, a alternativa A é a única que traduz com precisão a visão de Albino Rubim sobre a transversalidade da cultura e os desafios que ela impõe às políticas culturais na contemporaneidade.

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