Acerca do direito à educação, o Estatuto da Criança e do Ad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q931075 Pedagogia
Acerca do direito à educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n° 8.069/1990) estabelece que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

Para resolver questões sobre o direito à educação, é essencial entender a legislação vigente, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é uma lei fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes no Brasil. O ECA, no contexto da educação, estipula deveres do Estado e da sociedade para garantir o direito à educação de qualidade.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível afirmar que o Estado tem a obrigatoriedade de oferecer o ensino fundamental, que é gratuito e deve ser disponibilizado a todas as crianças e adolescentes. Se o ensino obrigatório não for fornecido ou se a oferta for irregular, o poder público, representado pela autoridade competente, pode ser responsabilizado.

A alternativa B é a correta porque reflete diretamente o que está previsto no artigo 208, inciso VII, e no artigo 212 do ECA. Esses artigos determinam que é dever do Estado garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, sendo considerada uma falta grave do poder público a não oferta ou oferta inadequada deste ensino, podendo incorrer em ato de responsabilidade para a autoridade competente. Este mecanismo jurídico é uma maneira de assegurar que as políticas públicas educacionais sejam efetivadas conforme a legislação e que haja consequências no caso de descumprimento.

Dessa forma, o conhecimento do ECA é primordial para responder questões sobre legislação da educação em concursos públicos, especialmente quando se tratam de direitos assegurados às crianças e adolescentes, como é o caso do direito à educação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b)o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

Letra b) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

As outras respostas estão referenciados no 

Segundo o ECA (artigo 53), “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Nesse sentido, a lei assegura: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Direito de ser respeitado por seus educadores; Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Direito de organização e participação em entidades estudantis, e Acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência. Para que estes direitos sejam observados, o ECA também estipula os deveres do Estado (artigo 54). São eles: Garantir ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; Assegurar progressivamente a extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; Oferecer atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; Oferecer atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade; Garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; Ofertar ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador; Promover atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

 Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:


§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

§ 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.


Gab. B

A) ERRADO: Art. 54 § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público objetivo (subjetivo).

B) CORRETA: Art. 54 § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.  

C) ERRADO: Art.. 54 § 3º Compete ao Conselho Tutelar (poder público) recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela  freqüência  à escola.  

D) ERRADO: Art. 57. O Conselho Tutelar (poder público) estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.  

E) ERRADO: o Conselho Tutelar deve estabelecer os valores culturais, artísticos e históricos adequados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. (Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo