A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q869070 Administração Geral
A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados. Entre eles, a liderança
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA E

 

A teoria caminho - Meta é dividida em 4 tipos de liderança :

 

1 - Líder Diretivo: É indicado para realização de tarefas ambíguas, pois o líder explica o que se deve fazer e como devem ser realizadas as tarefas pelos subordinados.

2 - Líder Apoiador: Indicado para tarefas repetitivas, estressantes e desagradáveis, pois o líder atuará de forma aberta, tratando os subordinados de forma igualitária.

3 - Líder Orientado para os Resultados: O comportamento do líder é de confiança no grupo, ou seja, confia que o grupo irá atingir o desempenho elevado. Ele enfatiza a definição de objetivos claros e desafiadores aos subordinados.

4 - Líder Participativo:  O comportamento do líder é de consulta aos subordinados no processo decisório, pois esses, geralmente, têm maior crença em sua capacidade de cumprir a tarefa e costumam conhecê-la bem. Desse modo, os subordinados possuem certa autonomia diante do domínio claro de suas atividades.

Fonte: Spector(2012).

 

Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

Letra (e)

 

Os quatro estilos de supervisão são:

 

- Estilo de apoio: “envolve a preocupação com as necessidades e o bem-estar dos subordinados”. (SPECTOR, 2002, p. 343). “O líder apoiador é amigável e demonstra sensibilidade pelas necessidades de seus subordinados.” (ROBBINS, 2002, p. 314);

 

- Estilo diretivo: “envolve estruturar as tarefas de trabalho dos subordinados e mostrar a eles o que é esperado”. (SPECTOR, 2002, p. 343). “O líder diretivo faz com que os liderados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas.” (ROBBINS, 2002, p. 314);

 

- Estilo participativo: “envolve a participação dos subordinados e a permissão para que atuem na tomada de decisões.” (SPECTOR, 2002, p. 343). “O líder participativo consulta os liderados e utiliza suas idéias antes de tomar decisões.” (ROBBINS, 2002, p. 314); e

 

- Estilo de realização: “envolve a ênfase na realização e no bom desempenho. Inclui a definição de objetivos desafiadores e a ênfase em altos padrões de desempenho.” (SPECTOR, 2002, p. 343). “O líder orientado para a conquista estabelece metas desafiadoras e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível.” (ROBBINS, 2002, p. 314).

 

Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo abrange 4 comportamentos de liderança:


• Líder diretivo: semelhante à “estrutura de iniciação” da Universidade de Ohio. Este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas. É indicado para realização de tarefas ambíguas, pois o líder explica o que se deve fazer e como devem ser realizadas as tarefas pelos subordinados.

 


• Líder apoiador: semelhante à “consideração”. O líder apoiador é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

 


• Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. É semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.

 


• Líder orientado para a conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

 

Fonte: Gestão de pessoas - Andréia Ribas + anotações

Liderança diretiva:

 

a) esclarecer aos subordinados metas de desempenho;

 

b) apresentar recursos pelos quais os subordinados possam efetivamente executar suas tarefas;

 

c) esclarecer padrões pelos quais a performance dos subordinados será avaliada;

 

d) esclarecer expectativas coletivas acerca do que é e do que não é de responsabilidade do subordinado e;

 

e) decidir o uso de recompensas e punição contingentes à performance do subordinado.

 

A hipótese sustentada pela teoria é que essa liderança reduz a ambiguidade de papéis do subordinado e clareia sua percepção acerca do grau no qual seus esforços resultariam em performance bem-sucedida (alcance de metas).

 

 

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n2/v18n2a05.pdf

LETRA E

 

A teoria caminho-objetivo de House propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):
 

diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos.  É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;

de apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies

participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

de realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

FONTE: http://www.adminconcursos.com.br/2014/09/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo