Acerca do direito administrativo, julgue o item abaixo.A Con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1636714 Direito Administrativo

Acerca do direito administrativo, julgue o item abaixo.


A Constituição da República limita a remuneração mediante subsídio a membros de poder, a detentores de mandato eletivo, a ministros de Estado e a secretários estaduais e municipais, motivo pelo qual seria inconstitucional lei complementar estadual que fixasse remuneração por subsídio para os defensores públicos do estado do Amazonas.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Subsídio consiste em modalidade de retribuição pecuniária paga a certos agentes públicos, em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

Abraços

Art. 37.

XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) [...]

Gabarito: ERRADO

CF

§ 8º A remuneração dos servidores públicos ORGANIZADOS EM CARREIRA poderá ser fixada nos termos do § 4º.   

§ 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por SUBSÍDIO fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. 

Ressaltemos também, que os defensores públicos, por fazerem parte do poder judiciário recebem por subsídio o que não é inconstitucional.

Ministros do TCU, Conselheiros do Tribunal de Constas Estadual, Procuradores, Promotores, Defensores Públicos, são guiados pelo Subsídio do Desembargador do TJ.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo