A evolução do modelo de Administração pública ocorrida no Br...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q869078 Administração Pública
A evolução do modelo de Administração pública ocorrida no Brasil a partir dos anos de 1930, passou pela superação do modelo patrimonialista, a partir da implementação do modelo burocrático, este que, entre as modificações implementadas,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C

 

FIZ UM COMPILADO DE TUDO QUE JÁ CAIU EM ALGUMA PROVA E INSERI NOS MODELOS.

 

A administração pública no BRASIL passou por três modelos diferentes:
 

PATRIMONIALISTA: lembre-se do nepotismo, corrupção , junção do público e particular (res público e res privado), paternalismo, piedade pessoal , prebendas ou sinecuras, poder do soberano.

BUROCRÁTICA: rigidez, formalismo, impessoalidade, profissionalismo, meritocracia, hierarquia funcional, poder racional-legal, separação entre a res pública e a res privada , controle (a priori) controle rígido dos procedimentos, centralização , apego as normas e regulamentos.

GERENCIAL: eficiência (meios), flexibilidade, eficácia(resultados) , accountability, contrato de gestão, descentralização, terceirização , transparência, controle (a posteriore) voltada para o cidadão e para resultados, competição administrada, atribuiu ao Estado o papel de regulador e delegou serviços para administração indireta, iniciativa privada , incorporação de práticas da iniciativa privada à administração pública.

Gabarito C

 

Segue um artigo muito bom que delinea bem o assunto:

 

http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/introducao-administracao-publica.html

Letra (c)

 

São características marcantes de um modelo burocrático de administração:

 

-> A formalização, a divisão do trabalho, a hierarquização a impessoalidade.

 

Outras características são a escolha de funcionários pela competência técnica e a meritocracia, a profissionalização dos funcionários e, por fim, a previsibilidade do funcionamento. Estas características apesar de não esgotadas, dão uma idéia de como se dá o funcionamento ideal de uma administração pública burocrática.

 a)adotou um sistema de descentralização e horizontalização das relações de subordinação. - ERRADO. No modelo burocratico tem-se um sistema centralizado e verticalizado das relações de subordinação. 

 

 b)superou a rigidez formal do modelo anterior, com flexibilização das estruturas de competências e atribuições funcionais. - ERRADO. O modelo anterior ao burocrático, era o patrimonialista. Neste, não existia rigídez formal, tanto que suas principais características era o nepotismo, não diferenciação entre o público e privado pelo soberano e o clientelismo (quando é oferecido alguma vantagem, geralmente cargos comissionados, em troca de apoio político). No contexto da assertiva, infere-se que esteja falando do modelo gerencial. 

 

 c)buscou a superação do clientelismo e a adoção de critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.- CERTA. Como comentei na assertiva B, o clientelismo era uma característica do modelo patrimonial. O modelo burocrático, trazido pelo Getulio Vargas, foi o primeiro modelo de administração pública estruturada. Entre suas características, de fato, encontram-se os critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.

 

 d)substituiu o critério de controle apriorístico por controle dos resultados almejados. - ERRADA. Na administração pública burocrática, o controle era a priori. No modelo gerencial, que surgiu o controle a posteori. 

 

 e)superou a rigidez do modelo anterior, com a introdução de maior mobilidade funcional e outras formas de ingresso dos servidores. - ERRADA. Na administração burocrática não se fala em mobilidade funcional ou outras formas de ingresso, se não as estabelecidas em lei. O modelo era rígido.

Gab C

O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos. Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.

 

A profissionalização do funcionário, sua especialização. De acordo com Weber, cada funcionário deve ser um especialista no seu cargo. Assim, deve ser contratado com base em sua competência técnica e ter um plano de carreira, sendo promovido devido à sua capacidade.

 

Características da Burocracia:

Formalidade---->Autoridade é expressa em leis, comunicação é padronizada,controle de procedimentos...

Impessoalidade----> Isonomia no tratamento,meritocracia,racionalidade, sistema legal e econômico previsível.

Profissionalismo--->Comando é dos especialistas,remuneração em dinheiro,administrador é especialista – noção de carreira, hierarquia, estrutura verticalizada...

 

Rodrigo Rennó

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo