O que é encapsulamento em programação orientada a objetos?
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Alternativa correta: B
O encapsulamento é um dos pilares da programação orientada a objetos (POO) e refere-se à prática de ocultar os detalhes internos de funcionamento de uma classe, expondo apenas as operações seguras e necessárias para o uso dessa classe. Isso permite que um objeto proteja certos dados e métodos internos de serem acessados diretamente de fora da classe.
A alternativa correta, letra B, define encapsulamento como um recurso que permite modificar os detalhes de implementação de um objeto sem afetar o restante do sistema. Isso é possível porque o encapsulamento separa a interface pública, que é o conjunto de métodos e propriedades acessíveis de fora da classe, da implementação interna, que é como esses métodos e propriedades funcionam internamente. Dessa forma, os desenvolvedores podem alterar a implementação interna sem quebrar o código que depende da interface pública.
Esse princípio ajuda a manter o código mais flexível e fácil de manter, pois as mudanças em uma parte do código não vão necessariamente forçar a reescrita de outras partes que o utilizam. O encapsulamento também contribui para a segurança do código, pois impede que os detalhes internos sejam manipulados de forma indevida, garantindo que os objetos sejam usados apenas como foram projetados para ser.
Considerando essa explicação, você pode ver que o encapsulamento é fundamental para a construção de sistemas robustos e de fácil manutenção, sendo um conceito essencial para a programação orientada a objetos. Compreender e aplicar o encapsulamento corretamente é uma habilidade valiosa para qualquer desenvolvedor de software.
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B) Encapsulamento refere-se à prática de esconder os detalhes internos de um objeto e restringir o acesso direto aos seus componentes internos. Em vez disso, o acesso aos dados e comportamentos do objeto é geralmente fornecido por meio de interfaces controladas.
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