Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2011 - TJ-PR - Juiz |
Q253343 Direito Constitucional
Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - CORRETA. É exatamente o pressuposto da intervenção com previsão no art. 34, VII da CR que prevê como princípios sensíveis: a) forma republicada, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; prestação de contas da administração pública, direta e indireta; e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
II - INCORRETA. A competência concorrente ocorre apenas entre União, Estados e o DF, conforme art. 24 da CF. Não obstante, o art. 24, §3 prevê: "Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades".
III - INCORRETA. Logo no início se vê que compete EXCLUSIVAMENTE à União o serviço postal. Já com relação ao meio ambiente e combate à poluição, a competência é CONCORRENTE. Com relação aos demais está corrento, pois é competência PRIVATIVA (art. 22, VI e VII). 
IV - INCORRETA. A primeira parte é a redação do art. 32 que está absurdamente incorreta. O interstício mínimo é de 10 (dez) dias e a aprovação é por maioria absoluta: "Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição". Já a segunda parte, diz que a eleição de todos os cargos coincidem, o que não é verdade. 

A questão deve ter sido anulada em razão da alterantiva B que pode dar a entender que não foi dita qual era a competência a que se referia, mas não vejo vício nesta questão.
Prezado colega,

a questão foi anulada porque, mesmo na primeira alternativa há erro. A intervenção federal existe justamente para manter e proteger a federação, assim não pode ser considerada uma quebra do princípio federativo, mas sim um modo excepcionalíssimo de defesa de tal princípio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo