Certos exames e procedimentos terapêuticos requerem o posic...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - estado de choque.
A questão aborda o posicionamento do paciente em diferentes situações clínicas, um conhecimento essencial para a prática de enfermagem em urgência e emergência. A Posição de Trendelenburg é particularmente importante, pois tem indicações específicas que podem ser cruciais para a estabilização do paciente.
Justificativa da Alternativa Correta:
D - estado de choque: A Posição de Trendelenburg é indicada para pacientes em estado de choque. Este posicionamento, com a cabeça mais baixa que os pés, pode ajudar a aumentar o retorno venoso ao coração, melhorando a perfusão cerebral e cardíaca. É uma medida temporária usada para estabilizar o paciente até que intervenções definitivas possam ser realizadas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - exame neurológico: Não é indicada a Posição de Trendelenburg para exames neurológicos. Para esses exames, os pacientes geralmente são mantidos em posição supina ou em outras posições que permitam acesso fácil ao sistema nervoso central e periférico sem interferir na pressão intracraniana.
B - exames da genitália e do reto: Nesses casos, a posição de litotomia ou a posição genupeitoral são mais indicadas, pois proporcionam melhor acesso à região genital e retal, facilitando a visualização e o exame da área.
C - patologias respiratórias: A Posição de Trendelenburg não é recomendada para pacientes com patologias respiratórias, como insuficiência respiratória ou doenças pulmonares. Nessas condições, a posição semifowler ou a posição fowler são mais adequadas, pois ajudam a facilitar a expansão pulmonar e a melhora do conforto respiratório.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo