Enquanto o debate político esteve limitado aos notáveis, a ...
As pesquisas sobre a constituição do campo da História na condição de disciplina acadêmica e escolar têm tido como referência os estudos franceses. Assim sendo, a partir da leitura do texto podemos inferir que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A alternativa correta é a E.
A alternativa E é a correta porque ela destaca a relação entre a história como disciplina escolar e a construção da cidadania política na França em um período de afirmação da democracia. O texto menciona que a história se tornou matéria obrigatória no ensino fundamental em um contexto de liberalização política, o que sugere a democratização do conhecimento histórico e sua importância para a formação cidadã.
Vamos analisar agora as alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa sugere que a história como disciplina escolar surge a partir de demandas do debate epistemológico sobre a natureza do saber histórico. No entanto, o texto não menciona debates epistemológicos como causa para a inclusão da história no currículo escolar. A inclusão da história está mais relacionada com mudanças políticas e sociais do que com discussões sobre a natureza do conhecimento histórico.
Alternativa B: Afirma que a história disciplinar nasceu do afastamento do intelectual francês do debate público. No entanto, o texto não sugere que houve um afastamento dos intelectuais do debate público. Pelo contrário, a história se tornou mais acessível e relevante para a sociedade em geral, especialmente em um contexto de democratização.
Alternativa C: Propõe que a história escolar na França surge em um contexto de consensos sobre o significado da Revolução Francesa. Entretanto, o texto não menciona consensos sobre a Revolução Francesa como fator para a institucionalização da história escolar. O foco está mais nas mudanças políticas e na democratização do ensino.
Alternativa D: Indica que a história escolar é rejeitada pelas elites francesas por provocar divisões na sociedade. No entanto, o texto não menciona qualquer rejeição pela elite nem divisões sociais como resultado do ensino da história. Na verdade, o ensino da história parece ter sido um esforço para unificar e educar a população dentro do novo contexto democrático.
Em resumo, a alternativa E acerta ao situar o surgimento da história como disciplina escolar dentro do contexto de construção da cidadania política e democratização na França.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E.
De acordo com o texto, a história como disciplina escolar se relaciona com a própria construção da cidadania política na França em um período de afirmação da democracia.
Gabarito E
"No entanto, com a democracia, a política tornou-se o negócio de todos; neste caso, levantou-se a questão da história no ensino fundamental."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo