Considerando a NBC TSP 07/2017, que aborda o tratamento do A...
I. O montante da depreciação de cada período deve ser reconhecido no resultado do período, mesmo quando incluído no valor contábil de outro ativo.
II. O valor residual e a vida útil do ativo devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício.
III. Em atendimento aos princípios fundamentais da Contabilidade, a vida útil do ativo não pode ser menor do que a sua vida econômica.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado
Definições
Valor depreciável é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor residual.
Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de ativo ao longo da sua vida útil.
Valor residual do ativo é o montante estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade, a condição e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.
Vida útil é:
(a) o período durante o qual se espera que o ativo esteja disponível para a utilização pela entidade; ou
(b) o número de unidades de produção ou de unidades similares que a entidade espera obter pela utilização do ativo.
NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado
Gab. B
I. O montante da depreciação de cada período deve ser reconhecido no resultado do período, mesmo quando incluído no valor contábil de outro ativo (ERRADA)
64. O montante da depreciação de cada período deve ser reconhecido no resultado do período, a menos que seja incluído no valor contábil de outro ativo.
II. O valor residual e a vida útil do ativo devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício. (CORRETA)
67. O valor residual e a vida útil do ativo devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil.
III. Em atendimento aos princípios fundamentais da Contabilidade, a vida útil do ativo não pode ser menor do que a sua vida econômica (ERRADA)
73. A vida útil do ativo deve ser definida em termos da utilidade esperada do ativo para a entidade. A política de gestão de ativos da entidade pode considerar a alienação de ativos após determinado período ou após o consumo da proporção específica de benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços incorporados no ativo. Por isso, a vida útil do ativo pode ser menor do que a sua vida econômica. A estimativa da vida útil do ativo é uma questão de julgamento baseado na experiência da entidade com ativos semelhantes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo