Os segmentos do texto indicados motivaram a criação de outr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: DPE-RS Prova: FCC - 2014 - DPE-RS - Defensor Público |
Q458585 Português
Para responder a questão, considere o texto abaixo, conferência pronunciada
por Joaquim Nabuco a 20 de junho de 1909 na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

imagem-003.jpg

Os segmentos do texto indicados motivaram a criação de outras frases, independentes dele. Dentre as novas formulações, a única que está em conformidade com a norma padrão é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Bem-estares; b) haverão de ser (haver com sentido de ter, variável); c) Deve ter havido (have sentido de existir, invariável); d) ok; e) o respeito que lhe é devido (concordância com Vossa Excelência é feita com a 3a. pessoa, ele(s) e não com a 2a. pessoa, tu e vós)

Na letra D não seria "se imaginar"? frase interrogativa usa próclise, "sequer" é advérbio e palavra negativa, que tb forma próclise... Pq nao é se imaginar e sim imaginar-se?

Lydia, realmente "sequer" atrai o pronome, mas esse caso é facultativo, pois estamos diante de infinitivo não flexionado "imaginar" que usamos ênclise e diante de palavra atrativa "sequer" que usamos próclise, logo infinitivo não flexionado diante de palavra atrativa temos um caso facultativo de ênclise ou próclise. Espero ter ajudado.

a) a contribuição do Novo Mundo para o bem-estar da humanidade / os mais citados bem-ESTARES estavam relacionados ao direito à educação, à saúde e à segurança. ERRADO 

  b) a curiosa questão havia sido proposta / os duvidosos acordos haverá de serem rejeitados. - ERRADO 

TRATA-SE DE UMA LOCUÇÃO VERBAL, logo apenas o verbo auxiliar irá variar -  OS DUVIDOSOS ACORDOS HAVERÃO DE SER REJEITADOS. 

  c) Há na vida das nações um período (ordem direta: um período há na vida das nações) / DEVE ter havido acontecimentos realmente pouco acessíveis aos historiadores.

O VERBO HAVER É O PRINCIPAL DA LOCUÇÃO, logo ele irá influenciar os outros, assim como ele está no sentido de existir ficar no singular e os auxiliares  (verbos : dever e ter ) terão de acompanhá-lo.  ordem direta: acontecimentos ... deve ter havido.  

  d) a impressão de qualquer um deles poderá sequer imaginar-se? / as alterações, quaisquer que venham a ser propostas, terão de ser avaliadas. CORRETO 

quaisquer é o plural de qualquer e por isso o verbo na segunda frase está no plural.  ordem direta: as alterações... terão de ser avaliadas, quaisquer que venham a ser propostas. 

  e) parece que já alcançastes o vosso / parece, Vossa Excelência, que já angariou, com labor honesto, o respeito que vos é devido.

VOSSO - concorda como a 3º pessoa do singular. o respeito que lhe é devido (devido a ela) 

Do ponto de vista da concordância verbal, importa lembrar que todos os pronomes de tratamento pertencem à terceira pessoa gramatical, do singular ou do plural ("Vossa Senhoria fez boa viagem?", "Vossas Senhorias fizeram boa viagem?"). Consequentemente, os pronomes que se relacionam com essas formas também serão de terceira pessoa: "Vossa Excelência, tenho muito apreço pelo seu país!". Os pronomes possessivos "vosso" e "vossa" são da segunda pessoa do plural (vós), portanto não se empregam com as formas de tratamento em nenhuma situação.

Para facilitar o raciocínio, convém lembrar que o pronome "você" também é uma forma de tratamento (que um dia foi Vossa Mercê). Certamente ninguém emprega os pronomes "vosso" ou "vos" para se referir a "você": "Você trouxe seu casaco?". Todos os pronomes de tratamento podem mentalmente ser substituídos por "você", o que facilita o raciocínio na hora de escolher os pronomes e de conjugar os verbos.


http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/pronomes-de-tratamento-sao-de-terceira-pessoa.jhtm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo