Em relação aos fenômenos cadavéricos mencionados no texto 1...
Texto 1A9AAA
Em determinada cidade interiorana, por volta das dezesseis horas de um dia ensolarado, o corpo de uma mulher jovem foi encontrado por populares, em área descoberta de um terreno baldio. O delegado de plantão foi comunicado do fato e, ao dirigir-se ao local, a autoridade policial verificou que o corpo se encontrava em decúbito dorsal e despido. A perícia de local, tendo realizado exame perinecroscópico, verificou que o corpo apresentava temperatura de 27 ºC, além de rigidez completa de tronco e membros. Constataram-se escoriações na face, fraturas dos elementos dentários anteriores, manchas roxas na região cervical anterior e duas lesões profundas na região torácica anterior, abaixo da mama esquerda, medindo a maior delas 4 cm × 1 cm. Havia tênue mancha de tonalidade avermelhada na face posterior do corpo, que só não se evidenciava nas partes que estavam em contato com o solo. Nas adjacências das lesões torácicas e no solo próximo ao corpo, havia pequena quantidade de sangue coagulado. No mesmo terreno onde estava o corpo, foi encontrada uma faca de gume liso único. A lâmina, que estava suja de sangue, tinha formato triangular e media 20 cm de comprimento e 4 cm de largura em sua base. Exames laboratoriais realizados posteriormente atestaram que o sangue presente na faca pertencia à vítima. Após a lavagem do corpo, foi possível detectar lesões torácicas, de acordo com as imagens mostradas na figura a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
B) INCORRETO - Não é possível afirmar com base nisso. Manchas avermelhadas tênues não são indicadores de asfixias, uma vez que as manchas tendem a ser escuras.
C) INCORRETO - Indicativo de processo de coagulação sanguínea. Logo, fenômeno ocorrido em vida.
D) INCORRETO - Pelo contrário, a rigidez desaparece quando se intensificam os fenômenos de putrefação.
E) CORRETO - O calor do ambiente pode acelerar o processo de rigidez cadavérica.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA E
a) As manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver correspondem ao fenômeno da algidez cadavérica. (ERRADA)
A algidez cadavérica corresponde ao resfriamento do corpo, fenômeno cadavérico abiótico consecutivo.
Na classificação de Delton Croce, o corpo resfria 0,5ºC nas primeiras 3 horas, e em seguida 1ºC por hora, até encontrar o equilíbrio termico com o meio.
Já para Flamínio Fávero o corpo resfria 1,5ºC por hora.
b) O aspecto tênue das manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver indica que a morte decorreu de asfixia. (ERRADA)
As manchas vermelhas correspondem as hipóstases e não se associam a causa da morte, e sim, a um fenômeno cadavérico abiótico consecutivo.
As hipóstases e livores (que são as áreas mais claras, opostas as hipóstases) surgem de 2 a 3 horas após a morte e fixam-se de 8 a 12 horas.
c) A discreta presença de sangue adjacente às lesões torácicas caracteriza, unicamente, a ocorrência de lesões post mortem. (ERRADA)
Não tem como concluir isso, além da questão exclusivizar as ocorrências das lesões ultilizando o termo "unicamente" (fiquem atentos com esse termo em medicina legal).
d) A rigidez cadavérica que se instalou nas primeiras horas após a morte tende a se intensificar na medida em que ocorrerem os fenômenos da putrefação. (ERRADA)
A rigidez cadavérica inicia-se de 3 a 5 horas após o óbito, instala-se completamente entre 8 e 12 horas e permanece por um período de 12 a 24 horas, quando a musculatura retorna a um estado de flacidez.
Já a putrefação inicia-se, geralmente, após 24 horas da morte, período em que o corpo já se encontra em estado de flacidez.
e) A exposição do corpo ao tempo aberto e ao calor do ambiente podem ter contribuído para acelerar o processo de rigidez cadavérica. (CORRETA)
Rigidez cadavérica
Pode manifestar-se tardia ou precocemente. Segundo Ny sten-Sommer, ocorre obedecendo à seguinte ordem: na face, nuca e mandíbula, 1 a 2 horas; nos músculos tóraco-abdominais, 2 a 4 horas; nos membros superiores, 4 a 6 horas; nos membros inferiores, 6 a 8 horas post mortem. A rigidez cadavérica desaparece progressivamente seguindo a mesma ordem de seu aparecimento, cedendo lugar à flacidez muscular, após 36 a 48 horas de permanência do óbito.
Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.
gab E.
.
fotos de hipóstases : http://reginaldofranklin.com.br/hipostases/
COMENTÁRIO 1/2
A) As manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver correspondem ao fenômeno da algidez cadavérica.
ERRADO: O fenômeno da algidez cadavérica corresponde ao resfriamento do corpo. Alguns fatores influenciam este fenômeno tais como temperatura do corpo no momento da morte, temperatura do ambiente, idade, panículo adiposo, vestimentas, etc. Pode-se observar que crianças e velhos enfriam mais rápido que adultos normais; os obesos mais lentamente que os magros; os vestidos mais lentamente que aqueles com menos roupas. Logo, falsa a assertiva.
B) O aspecto tênue das manchas avermelhadas identificadas na face posterior do cadáver indica que a morte decorreu de asfixia.
ERRADO: As mortes decorrentes por asfixía, geralmente, apresentam uma tríade asfíxica; sinais estes presentes em quase todas as moalidade de asfixia: 1) Sangue fluido escuro (exceção: afogamento - o sangue é claro); 2) Congestão poli-visceral; 3) Equimose ou mancha de Tardieu que encontramos nas regiões sub-conjuntival, sub-pleural e sub-epicardica. Errado, pois as manchas vermelhas não se encaixam naquelas decorrentes de morte por asfixia.
As manchas na parte posterior do cadáver, provavelmente, são decorrentes de livores cadavéricos. Isto, a rigor, quando o coração para de bater, o sangue deixa de estar sob a ação da força do mesmo e passa a estar apenas sob a ação da gravidade. Este fenômeno é utilizado para determinar se o cadáver foi ou não movido após a sua morte. A pressão que o corpo exerce sobre a superfície em que está apoiado, ou mesmo nas zonas onde a roupa se encontra mais justa vai impedir que o sangue se fixe nessas áreas e, como tal, essas áreas não apresentaram alterações.
C) A discreta presença de sangue adjacente às lesões torácicas caracteriza, unicamente, a ocorrência de lesões post mortem.
ERRADO: Analisando a distribuição do sangue, verifica-se que o sangue se encontra com diferentes percentagens, pelas diferentes regiões do corpo, mais especificamente, 58% nas veias, 13% nas artérias, 12% dos vasos pulmonares, 9% no coração e 8% nas arteríolas e capilares. Esta informação pode explicar, por vezes, a presença de maior ou menor quantidade de sangue numa cena de crime. Desta maneira, o tipo de sangue e o ferimento devem ser relacionados.
Importante observar que, na questão em tela, há correspondência entre o sangue que havia na lâmina e o sangue da vítima, todavia a questão não faz referência à correspondência do sangue coagulado e o sangue da vítima. Isto porque há situações em que nem todo sangue encontrado no local do crime é da vítima. Por vezes, o ofensor pode, igualmente, adquirir ferimentos. Outra hipótese ainda possível é a posterior retirarada do instrumento da vítima.
COMENTÁRIO 2/2
D) A rigidez cadavérica que se instalou nas primeiras horas após a morte tende a se intensificar na medida em que ocorrerem os fenômenos da putrefação.
ERRADO: A rigidez cadavérica, conhecida por Rigor Mortis, consiste no endurecimento do cadáver. É uma reação química onde a adenina a miosina das fibras musculares causam o endurecimento na posição de flexão. É uma reação química dinâmica uma vez que se instaura e desinstala. Por ordem temos: 1. não presente; 2. início no maxilar; 3. alastrada às extremidades; 4. Rigor Mortis total; 5. Início da sua desinstalação; 6. Não está presente.
E) A exposição do corpo ao tempo aberto e ao calor do ambiente podem ter contribuído para acelerar o processo de rigidez cadavérica.
GABARITO: Há diversas variáveis que condicionam a evolução, entre elas, o ambiente, o tamanho do indivíduo, condição física e saúde da vítima em vida. Desta maneira, correta a assertiva.
Não sou da área, mas espero ter ajudado!
Fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/26904/2/Vestgios%20Hemticos%20no%20local%20de%20crime%20%20Sua%20Importncia%20Mdico%20Legal.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo