Considerando-se o texto 1A9AAA e a imagem que se segue ao t...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q866713 Medicina Legal

Texto 1A9AAA


      Em determinada cidade interiorana, por volta das dezesseis horas de um dia ensolarado, o corpo de uma mulher jovem foi encontrado por populares, em área descoberta de um terreno baldio. O delegado de plantão foi comunicado do fato e, ao dirigir-se ao local, a autoridade policial verificou que o corpo se encontrava em decúbito dorsal e despido. A perícia de local, tendo realizado exame perinecroscópico, verificou que o corpo apresentava temperatura de 27 ºC, além de rigidez completa de tronco e membros. Constataram-se escoriações na face, fraturas dos elementos dentários anteriores, manchas roxas na região cervical anterior e duas lesões profundas na região torácica anterior, abaixo da mama esquerda, medindo a maior delas 4 cm × 1 cm. Havia tênue mancha de tonalidade avermelhada na face posterior do corpo, que só não se evidenciava nas partes que estavam em contato com o solo. Nas adjacências das lesões torácicas e no solo próximo ao corpo, havia pequena quantidade de sangue coagulado. No mesmo terreno onde estava o corpo, foi encontrada uma faca de gume liso único. A lâmina, que estava suja de sangue, tinha formato triangular e media 20 cm de comprimento e 4 cm de largura em sua base. Exames laboratoriais realizados posteriormente atestaram que o sangue presente na faca pertencia à vítima. Após a lavagem do corpo, foi possível detectar lesões torácicas, de acordo com as imagens mostradas na figura a seguir.


                  

Considerando-se o texto 1A9AAA e a imagem que se segue ao texto, é correto afirmar que as lesões encontradas no tórax da vítima, por apresentarem predomínio da profundidade em relação à extensão, classificam-se como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Perfuro cortante é o instrumento mas a lesão é perfuroincisa.

O instrumento perfuro cortante tem ponta e gume.

Ex: Faca (1gume), punhal, espada (2 gumes), lima de serralheiro (3 gumes).

"segundo o contato , o modo de ação e as caracteristicas que imprimem às lesões, classificam os instrumentos mecanicos em: Cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurante, PERFUROCORTANTES, perfurocontundentes. Destarte, eles produzem,RESPECTIVAMENTE, feridas incisas, contusas(e contusões), punctórias, PERFUROINCISAS, cortocontusas e perfurocontusas." DELTON C. e DELTON C. Jr.

Genival Veloso de França nem reconhece tal nomenclatura. Em seu livro MEDICINA LEGAL - Décima Edição - gen.

Genival Veloso de França = DOUTRINA MAJORITÁRIA

O referido autor, também, não faz distinção, não dissocia, entre instrumento perfurocortante e lesão de mesma natureza "perfurocortante".

Sua nomenclatura é dominante e se resume em:

Lesões produzidas por acões:

PERFURANTE;

CORTANTE;

CONTUDENTE;

PERFUROCORTANTE; (Resposta para a questão)

PERFUROCONTUNDENTE;

CORTOCONTUNDENTE;

Essa preferência se dá pelo fato de que há momentos em que temos de distingui-las. Se em determinada perícia encontram-se ferimentos produzidos por arma branca e outros provenientes de incisões cirúrgicas, temos de fazer a diferença entre eles. Se em uma descrição o perito afirma existir uma ferida “com as características das produzidas por uma incisão cirúrgica”, alguém pode indagar quais são tais características que permitiram ao legista afirmar com convicção tal fato. Daí a necessidade de se estabelecerem não só
suas reais particularidades como se ter uma nomenclatura própria.

Mais, o referido autor deixa claro que a nomenclatura de ferida incisa deve ser utilizada para descrever ferida cujo resultado se deve a incisão verificada em CIRURGIAS. Ainda, adverte que que as feridas produzidas em cirurgia possuem características bem diversas daquelas produzidas pelos mais distintos meios cortantes.

Todas as provas vou ter que adivinhar se a banca utiliza GENIVAL V. DE FRANÇA OU DELTON CROCE ? 

Penso que a questão pode ser invalidada. Inventar (DOUTRINA MINORITÁRIA) para induzir a erro não é regra do jogo.

Paz e sucesso a todos.

 

 

 

 

 

 

 

Espécies: perfurante (prego); cortante (bisturi); contundente (pedra); perfurocortante (faca); perfurocontundente (projétil de arma); cortocontundente (machado). Então: prego, bisturi e pedra são os mais simples, já faca e bala possuem "perfuro" antes e o machado é sui generis, tendo "corto" antes.

Abraços.

Classificação dos instrumentos mecânicos

 

Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.

Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

Alievi, acho que você está enganado, meu caro.

 

O França nesse ponto é ABSOLUTAMENTE minoritário. Somente ele diz que a ferida provocada por instrumento cortante é cortante, e não incisa. Não há como dizer que ele é majoritário. Basta ler uns 3 ou 4 manuais de medicina legal e procurar essa parte de classificação das lesões, que você vai ver que o França está sozinho nessa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo