Quando há intervenção da Atenção Familiar para o autocuidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA Prova: IADES - 2019 - HEMOPA - Técnico de Enfermagem |
Q1123414 Enfermagem
Quando há intervenção da Atenção Familiar para o autocuidado, qual ação pode ser permitida pela equipe de enfermagem, de acordo com o código de ética?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender o motivo:

Tema da questão: A questão aborda a intervenção da Atenção Familiar no autocuidado, um aspecto importante no processo de cuidado em saúde, principalmente no contexto da Enfermagem. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece diretrizes claras para garantir que as práticas de enfermagem estejam sempre em conformidade com os direitos dos pacientes e a legislação vigente.

No que se refere à alternativa B, ela é correta porque, de acordo com a legislação de enfermagem, há situações em que a equipe de enfermagem pode delegar algumas atribuições aos acompanhantes ou responsáveis pelo paciente. Isso é permitido desde que a delegação seja feita de forma segura, garantindo que a pessoa a quem a tarefa foi delegada esteja devidamente orientada e capacitada para realizá-la, sempre respeitando os limites legais e éticos.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Esta alternativa sugere que se deve sobrepor o interesse da ciência sobre o interesse e segurança do paciente, o que vai contra os princípios éticos da enfermagem. O Código de Ética enfatiza que o interesse e a segurança do paciente devem sempre prevalecer.

C - A apropriação indevida de bens sob responsabilidade da enfermagem é uma violação ética e legal grave. Nenhum profissional deve se apropriar de bens que não lhe pertencem, independentemente da situação.

D - Publicar resultados de pesquisas que identifiquem os participantes sem consentimento é antiético e ilegal, violando o direito à privacidade e confidencialidade dos envolvidos.

E - Realizar ou participar de atividades que desrespeitem os direitos das pessoas ou ofereçam riscos previsíveis é contrário aos princípios de beneficência e não maleficência, fundamentais na ética de enfermagem.

Estas diretrizes éticas são fundamentais para garantir um cuidado seguro, respeitoso e ético, não só para o paciente, mas também para a coletividade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O enunciado não ficou muito claro, mas se trata de atenção domiciliar. O gabarito é a letra B, delegar atribuições dos profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e(ou) responsáveis pelo paciente.

FUNDAMENTO:

CAPÍTULO III- DAS PROIBIÇÕES - ART. 92. Art. 92- Delegar atribuições dos profissionais para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente. PU: isso não se aplica para atenção domiciliar. 

FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/17- CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Nenhuma das ações podem ser permitidas.... Questão confusa

também não achei resposta certa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo