Quando há intervenção da Atenção Familiar para o autocuidad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender o motivo:
Tema da questão: A questão aborda a intervenção da Atenção Familiar no autocuidado, um aspecto importante no processo de cuidado em saúde, principalmente no contexto da Enfermagem. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece diretrizes claras para garantir que as práticas de enfermagem estejam sempre em conformidade com os direitos dos pacientes e a legislação vigente.
No que se refere à alternativa B, ela é correta porque, de acordo com a legislação de enfermagem, há situações em que a equipe de enfermagem pode delegar algumas atribuições aos acompanhantes ou responsáveis pelo paciente. Isso é permitido desde que a delegação seja feita de forma segura, garantindo que a pessoa a quem a tarefa foi delegada esteja devidamente orientada e capacitada para realizá-la, sempre respeitando os limites legais e éticos.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - Esta alternativa sugere que se deve sobrepor o interesse da ciência sobre o interesse e segurança do paciente, o que vai contra os princípios éticos da enfermagem. O Código de Ética enfatiza que o interesse e a segurança do paciente devem sempre prevalecer.
C - A apropriação indevida de bens sob responsabilidade da enfermagem é uma violação ética e legal grave. Nenhum profissional deve se apropriar de bens que não lhe pertencem, independentemente da situação.
D - Publicar resultados de pesquisas que identifiquem os participantes sem consentimento é antiético e ilegal, violando o direito à privacidade e confidencialidade dos envolvidos.
E - Realizar ou participar de atividades que desrespeitem os direitos das pessoas ou ofereçam riscos previsíveis é contrário aos princípios de beneficência e não maleficência, fundamentais na ética de enfermagem.
Estas diretrizes éticas são fundamentais para garantir um cuidado seguro, respeitoso e ético, não só para o paciente, mas também para a coletividade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O enunciado não ficou muito claro, mas se trata de atenção domiciliar. O gabarito é a letra B, delegar atribuições dos profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e(ou) responsáveis pelo paciente.
FUNDAMENTO:
CAPÍTULO III- DAS PROIBIÇÕES - ART. 92. Art. 92- Delegar atribuições dos profissionais para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente. PU: isso não se aplica para atenção domiciliar.
FONTE: RESOLUÇÃO COFEN 564/17- CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
também não achei resposta certa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo