A diversificação de objetivos amplia as possibilidades de co...
itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre a racionalidade econômica do governo. O objetivo aqui é entender como a intervenção governamental pode impactar o mercado, especialmente em situações de flutuações cambiais.
O tema central da questão é a política de comércio exterior e sua relação com a elasticidade-preço da demanda. Quando o governo impõe barreiras à importação, como tarifas ou cotas, isso pode afetar os preços dos bens no mercado interno.
A questão menciona uma queda na taxa de câmbio, o que significa que a moeda local se desvalorizou em relação a outras moedas. Isso pode tornar produtos importados mais caros e, por consequência, afetar a competitividade de produtores domésticos no mercado interno. Para proteger esses produtores, o governo pode adotar medidas de restrição às importações.
O conceito de elasticidade-preço da demanda é crucial aqui. Se a demanda por um bem é inelástica, ou seja, os consumidores não reduzem significativamente a quantidade demandada quando o preço aumenta, a introdução de barreiras pode levar a um aumento nos preços internos sem uma redução proporcional na quantidade demandada.
Dado o enunciado, a opção correta é: C - certo. A justificativa é que, ao estabelecer barreiras à importação, o governo pode realmente provocar uma elevação dos preços internos, dependendo da elasticidade da demanda.
Não há necessidade de analisar alternativas incorretas, pois este é um formato de questão de "Certo ou Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
complementando tb:
CONCEITO DE ELASTICIDADE
Elasticidade preco da demanda é uma medida da resposta de consumidores a mudanças de preços (para baixo e para cima) de produtos (bens ou serviços). Por medida, entende-se que ela pode ser representada através de números ou coeficientes. Por resposta, entende-se que existe uma relação de estímulo-resposta envolvida. Mudanças nos preços (estímulos) provocam alterações no comportamento de compra (resposta).
Dependendo o tipo de produto e do segmento de mercado afetado, a elasticidade da demanda se apresenta de forma diferente.
Alguns produtos são inelásticos. Isso ocorre quando o coeficiente é igual ou menor a 1 (um). Em casos extermos, certos produtos têm sua demanda praticamente inalterada em função de variações de preço, ou seja: são totalmente inelásticos, como é o caso cigarros e medicamentos de uso continuado.
Outros produtos apresentam altos índices de elasticidade, principalmente quando há variações de preço para baixo em uma situação de demanda reprimida (recentemente no Brasil a telefonia móvel, por exemplo).
Geralmente, produtos que não têm substitutivos à altura apresentam menor elasticidade, enquanto que produtos com uma grande quantidade de substitutivos paresentam maior elasticidade. Produtos de uma categoria mais ampla têm menor elasticidade que produtos mais específicos dentro dessa categoria. Por exemplo: o produto carne apresenta uma elasticidade menor que o produto "picanha", que é bem mais sensível a uma variação de preço.
A fórmula genérica para elasticidade é a variação percentual da resposta a uma variação percentual de um dado estímulo. A elasticidade preço da demanda é medida pelo coeficiente entre a variação de quantidade vendida e a variação de preço.
http://www.dearaujo.ecn.br/cgi-bin/asp/elasticidade.asp
fonte: Profº Heber Carvalho
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo