A diversificação de objetivos amplia as possibilidades de co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15359 Economia
Com relação à racionalidade econômica do governo, julgue os
itens subsequentes.
A diversificação de objetivos amplia as possibilidades de conflito e aumenta a necessidade de planejamento e coordenação da intervenção governamental. Supondo-se que uma acentuada queda na taxa de câmbio tenha afetado a capacidade de competição de um produtor doméstico, então, nesse caso, o governo poderá estabelecer barreiras à importação de um bem, o que, dependendo da respectiva elasticidade-preço da demanda, tenderá a provocar uma elevação dos preços internos desse bem.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se o bem importado tiver uma demanda inelástica e as barreiras impostas pelo governo fizerem com que o preço dele fique maior do que a queda da taxa de câmbio, poderá haver aumento de preço. Questão CORRETA
Complementando:São freqüentes os conflitos, dada a diversidade de objetivos. No caso concreto, para não inviabilizar a atividade do produtor interno,erigem-se barreiras, que, do ponto de vista do consumidor, podem encarecer o produto, mediante eliminação da concorrência.

complementando tb:

CONCEITO DE ELASTICIDADE

Elasticidade preco da demanda é uma medida da resposta de consumidores a mudanças de preços (para baixo e para cima) de produtos (bens ou serviços). Por medida, entende-se que ela pode ser representada através de números ou coeficientes. Por resposta, entende-se que existe uma relação de estímulo-resposta envolvida. Mudanças nos preços (estímulos) provocam alterações no comportamento de compra (resposta).

Dependendo o tipo de produto e do segmento de mercado afetado, a elasticidade da demanda se apresenta de forma diferente.

Alguns produtos são inelásticos. Isso ocorre quando o coeficiente é igual ou menor a 1 (um). Em casos extermos, certos produtos têm sua demanda praticamente inalterada em função de variações de preço, ou seja: são totalmente inelásticos, como é o caso cigarros e medicamentos de uso continuado.

Outros produtos apresentam altos índices de elasticidade, principalmente quando há variações de preço para baixo em uma situação de demanda reprimida (recentemente no Brasil a telefonia móvel, por exemplo).

Geralmente, produtos que não têm substitutivos à altura apresentam menor elasticidade, enquanto que produtos com uma grande quantidade de substitutivos paresentam maior elasticidade. Produtos de uma categoria mais ampla têm menor elasticidade que produtos mais específicos dentro dessa categoria. Por exemplo: o produto carne apresenta uma elasticidade menor que o produto "picanha", que é bem mais sensível a uma variação de preço.

A fórmula genérica para elasticidade é a variação percentual da resposta a uma variação percentual de um dado estímulo. A elasticidade preço da demanda é medida pelo coeficiente entre a variação de quantidade vendida e a variação de preço.

http://www.dearaujo.ecn.br/cgi-bin/asp/elasticidade.asp

A queda na tx de cambio faz a curva de oferta se deslocar para a direita e para baixo, reduzindo o preço do bem (reduzindo a capacidade de competição do prod domestico). Imposição de barreiras à importação reduz a oferta (deslocamento da curva de oferta para a esquerda/cima) e, a depender da elasticidade-preço da demanda, tenderá a provocar uma elevação dos preços internos desse bem.
Resposta: Certa. Na primeira frase (até a palavra governamental) é uma coisa lógica, é um generalismo, que serve somente encorpar o texto da questão. Depois, a assertiva pede para supor que a queda na taxa de câmbio tenha afetado a competitividade de um produtor doméstico.  Até aí, não temos nada a analisar, pois foi colocada uma frase generalista (primeira frase) e uma suposição (queda da taxa de câmbio afetou a competitividade do produtor interno).  Aí, a assertiva fala que, devido à falta de competitividade do produtor interno, o governo pode estabelecer barreiras à importação de um bem. Até aqui, nada de mais também, está tudo correto. Agora sim, vem a análise que vai definir a correção ou não da assertiva: é falado que as barreiras à importação tendem a elevar os preços internos desse bem. Isto também é correto, já que esses produtos importados são mais baratos que os produtos internos (caso contrário, o produtor interno não teria problemas de competitividade). É colocado também que essa elevação de preços dependerá da elasticidade-preço da demanda, o que é uma mera afirmação generalista tentando confundir o candidato, já que a EPD mede a sensibilidade da demanda em relação a mudanças nos preços. Assim, ele apenas colocou o próprio conceito de EPD lá no final da assertiva..

fonte: Profº Heber Carvalho

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo