Com base nas citadas condições em que se encontrava o labora...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235095 Química
   Em uma inspeção de segurança realizada em um laboratório químico de pesquisa, foram observadas as condições descritas a seguir.

I  Com relação à estrutura física, o laboratório tem piso de cimento, duas bancadas de alvenaria e duas saídas devidamente identificadas, onde estão fixados extintores de água pressurizada (água-gás). Há chuveiros lava-olhos e de emergência localizados próximos a umas das saídas, a cerca de 2 m das áreas de risco de exposição a produtos perigosos. Segundo o responsável pelo local, os chuveiros são acionados e higienizados mensalmente. Existe, também, uma capela de exaustão, ao lado da qual se encontra um cilindro pressurizado de nitrogênio, fixado à parede por correntes de aço. 

II Dentro do laboratório há um armário de madeira, fixo, fechado e com prateleiras, contendo, entre outros, os reagentes acetona, ácido nítrico concentrado, ácido sulfúrico concentrado, permanganato de potássio e cloreto de ferro (III) hexa-hidratado.

III Durante a inspeção, um técnico do laboratório realizava, sobre uma das bancadas, uma titulação para dosar a concentração de ferro total em uma solução estabilizada com ácido nítrico a 2%, empregando solução padronizada de permanganato de potássio a 0,1 mol/L como titulante. Ele usava jaleco, óculos de segurança com vedação lateral e luvas tipo PVC. 
Com base nas citadas condições em que se encontrava o laboratório nessa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca das boas práticas de segurança e técnicas de laboratório.
Em eventual incêndio de classe B no laboratório, os extintores disponíveis são indicados para o combate às chamas produzidas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Incêndio tipo B - extintor de pó químico

GABARITO ERRADO

  • Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. 
  • Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. 
  • Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. 
  • Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio. 
  • Classe K: incêndios causados por óleos e gorduras.

Os materiais pirofóricos são: Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Ca), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) etc. Eles têm alta capacidade de inflamar.

Esse formato de fogo tende a apresentar alguns comportamentos diferentes dos demais, pois esses materiais provocam uma reação em cadeia durante a combustão. Para romper essas chamas são a base de um pó químico especial da classe D, referente a cada categoria de metal.

Errado.

Os extintores de água pressurizada (água-gás), mencionados na situação descrita, não são indicados para combater incêndios de classe B, que envolvem líquidos inflamáveis (como acetona, por exemplo) ou substâncias combustíveis. Para incêndios de classe B, é necessário utilizar extintores com agentes adequados, como:

Extintores de CO2 (dióxido de carbono): Ideais para líquidos inflamáveis.

Extintores de pó químico seco: Também eficazes em incêndios de classe B.

O uso de extintores de água em incêndios de classe B pode agravar a situação, pois a água pode espalhar o líquido inflamável e intensificar o incêndio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo