Mineiro que esculpiu Peter Lund recebe visita de comitiva da...
Comitiva organizada pelo cônsul-geral da Noruega levou a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, e o diretor do Museu de História Natural da Dinamarca, Peter C. Kjaesgaard para conhecer a casa e atelier do artista. Dos 55 anos de trabalho com a madeira (matéria-prima do escultor Celso Vieira, de 79 anos) nasceram incontáveis histórias talhadas a mão. A mais conhecida é uma escultura do pai da paleontologia brasileira, Peter Lund, que foi doada ao Museu de História Natural da Dinamarca, em 2010.
(Disponível em: https://pordentrodetudo.com.br/mineiro-que-esculpiu-peter-lund-recebe-visita-de-comitiva-da-dinamarca/)
Peter Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira entre outros títulos, viveu, atuou e fez grandes descobertas no Sítio Arqueológico
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra A.
O dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos. Depois do encontro casual com o conterrâneo Peter Claussen, Lund fixou residência em Lagoa Santa (MG). Nas cavernas da região, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro – o mais recente na escala geológica – numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência.
Lund descobriu também ossadas do chamado “Homem de Lagoa Santa”.
deveriam ter tirado o site...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo