De acordo com a teoria de Sutherland, os crimes são cometidos

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q866762 Criminologia
De acordo com a teoria de Sutherland, os crimes são cometidos
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito:  E.

“A Teoria de Sutherland nada mais é do que a Teoria da Associação Diferencial, que integra a chamada criminologia do consenso.

Como dissemos em sala de aula, no EM DELTA e aqui no instagram, a Teoria da Associação Diferencial defende que o comportamento criminoso é um processo de APRENDIZAGEM com a interação em grupos de referências (família, escola, amigos). O comportamento não é herdado e nem exclusivo de classes pobres, mas sim aprendido.
Desta forma, sem maiores dificuldades, o candidato deveria assinalar a letra E.”

 

Fonte: instagram @murilloribeirodelta – Professor e Delegado/MG

Gabarito E

     TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL

 

Sutherland se baseia nas leis da imitação de GABRIEL TARDÊ, isto é, pessoas em grau inferior tendem a repetir o comportamento de pessoas em grau superior. Além disso, Sutherland conclui que o crime não advém de características sociológicas ou sociais, mas qualquer pessoa pode cometê-lo, desde que se espelhe em outro criminoso.

 

Em síntese:

 

* O ponto inovador da “teoria da associação diferencial é a idéia de que o crime pode ser objeto de um aprendizado;                                  

 

* Esse aprendizado se dá pela comunicação do agente com outras pessoas e pela imitação de certos comportamentos;                                       

 

* Essa comunicação, porém, é realizada no seio de um grupo delimitado, como, por exemplo, a família ou pessoas próximas do agente;   

 

* O processo de aprendizagem engloba tanto as técnicas criminosas, como a justificação da conduta;                                                                     

* O impulso será voltado à legalidade ou à ilegalidade, em razão de uma interpretação favorável ou desfavorável dos Códigos legais;                           

 

*O indivíduo se torna criminoso quando as interpretações desfavoráveis da lei predominam sobre as favoráveis;                                        

 

* A desorganização social é a causa do comportamento criminoso sistemático;        

 

* Os indivíduos somente aprendem técnicas criminosas quando entram em contato com alguém que lhes apresentem os benefícios das condutas ilícitas. Tais vantagens deverão ser mais atrativas em relação àquelas decorrentes do cumprimento da norma (ex.: indivíduo zombado por colegas por ser honesto, bem como vendedor de sapatos que não conseguia sucesso sendo honesto).

 

 

Vamos à luta!!

 

#REVISANDO #TEORIAS SOCIOLÓGICAS

PARTE 01: OBSERVAÇÕES BÁSICAS

 

PS.: OLHA O BIZU --> CASA em CONSENSO jamais entrará EM CONFLITO!

 

CONSENSO:

Cunho funcionalista -- Teoria de integração

As teorias consensuais partem dos seguintes postulados: toda sociedade é composta de elementos perenes, integrados, funcionais, estáveis, que se baseiam no consenso entre seus integrantes.

- Chicago

- Anomia

- Subcultura delinquente

- Associação diferencial

 

CONFLITO:

Cunho argumentativo

As teorias de conflito argumentam que a harmonia social decorre da força e da coerção, em que há uma relação entre dominantes e dominados.

- Etiquetamento - Labelling aproach - interacionismo simbólico - rotulação - reação social

- Marxista - Teoria crítica - radical - nova criminologia

#REVISANDO #TEORIAS SOCIOLÓGICAS

PARTE 02: APROFUNDANDO

PS.: OLHA O BIZU --> CASA em CONSENSO jamais entrará EM CONFLITO!

 

CONSENSO:

A) ESCOLA DE CHICAGO

- Trata da “sociologia da grande cidade”, analisando o desenvolvimento urbano, a civilização industrial, a divisão do trabalho, a mobilidade social e a criminalidade ali existente.

- Com o surgimento da escola de Chicago, a criminologia abandonou a figura do delinquente nato e passou a valorizar a influência do meio ambiente nas ações criminosas.

- Sobre a criminalidade em suas variadas formas, os estudos mais importantes chegaram à conclusão de que as zonas ou regiões urbanas que se encontravam em estado de deterioração, desorganizadas e carentes de serviços públicos básicos (os chamados cinturões de pobreza) eram os habitats propícios para o surgimento e ação das gangues de rua e bandos de delinquentes juvenis.

- Essa escola sepulta a Escola Positiva, advogando que, apesar de não determinar, o ambiente influencia demasiadamente o indivíduo a ingressar na criminalidade. A conclusão a que se chegou foi fruto de uma análise do crime sob o prisma geográfico, mais precisamente, a partir de uma percepção empírica da cidade de Chicago, localidade que enfrentou extraordinário crescimento populacional, sendo objeto de estudo dos teóricos da também denominada Escola Ecológica.

 

B) ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL

- Teoria criada no final da década de 30, pelo sociólogo Edwin H. Sutherland em apoio à lei “anti truste”, verificou que o crime não pode ser definido apenas como disfunção ou inadaptação das pessoas de classe menos favorecidas, pois, alguns comportamentos desviantes requerem conhecimento especializado, ou ainda habilidade de seu agente, o qual aprende tal conduta desviada e associa-se a ela.

- Para o sociólogo, o comportamento criminal é aprendido e não fruto da carga hereditária. Gangues urbanas ou grupos empresariais que fecham os olhos a fraudes, sonegação fiscal ou ao uso de informações privilegiadas do Mercado de Capitais, tirando proveito para si próprios, devem ser inseridos nesta categoria de criminosos.

- Assim, em 1939 cunha-se a expressão bite collar crimes (ou white collar crimes), identificadora dos crimes cometidos (com caráter inovador) no âmbito profissional de seus autores “diferenciados”, uma vez que apresentam pontos acentuados de divergência com os criminosos chamados comuns. Geralmente são pessoas abastadas financeiramente.

- Portanto, não se pode dizer que o crime é uma forma de comportamento inadaptado das classes menos favorecidas. Não é exclusividade delas, porque assistimos a uma série de crimes de colarinho branco (sonegações, fraudes etc.), que são delitos praticados por pessoas de elevada estatura social e respeitadas no ambiente profissional (empresários, políticos, industriais etc.).

 

Gab E galera! Tbm conhecida como teoria da Associação Diferencial, um teoria Consensual. Por exemplo,os crimes dos Colarinhos brancos,lavagem de dinheiro,sonegação fiscal.. 

Oriundas daqui as chamadas cifras Douradas!

Onde o criminoso aprebde no meio da vida no grupo a praticar determinadas ações que,em regra, não são criminosas para o grupo.

Força!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo