À luz do Decreto n.º 9.830/2019, julgue o item.Na declaração...
À luz do Decreto n.º 9.830/2019, julgue o item.
Na declaração de invalidade de atos, contratos, ajustes,
processos ou normas administrativos, é vedado ao
decisor restringir os efeitos da declaração.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada com base no Decreto n.º 9.830/2019, que regulamenta dispositivos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB).
O tema central dessa questão é sobre a invalidade de atos administrativos e a possibilidade de restringir os efeitos dessa declaração. A questão afirma que é vedado ao decisor restringir os efeitos da declaração de invalidade, o que está incorreto.
De acordo com o art. 21 do Decreto n.º 9.830/2019, ao declarar a invalidade de atos, contratos, ajustes, processos ou normas, a autoridade pode, sim, restringir os efeitos da declaração. O objetivo é evitar impactos desproporcionais, levando em consideração a segurança jurídica e a proteção da confiança legítima.
Vamos entender melhor:
1. Tema Jurídico: Trata-se da análise sobre a possibilidade de modulação dos efeitos de uma declaração de invalidade administrativa, algo permitido para garantir que decisões não causem prejuízos maiores do que o necessário.
2. Legislação Aplicável: O Decreto n.º 9.830/2019 é a regulamentação pertinente que nos guia nessa questão. O artigo citado acima permite a modulação dos efeitos, o que contradiz o enunciado.
Alternativa Correta: A alternativa correta é E - errado, pois a afirmação de que é vedado ao decisor restringir os efeitos da declaração de invalidade não está em conformidade com o Decreto n.º 9.830/2019.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na declaração de invalidade de atos, contratos, ajustes, processos ou normas administrativos, o decisor poderá, consideradas as consequências jurídicas e administrativas da decisão para a administração pública e para o administrado:
I - restringir os efeitos da declaração; ou
II - decidir que sua eficácia se iniciará em momento posteriormente definido.
ERRADO
Decreto 9.830
Art. 4º § 4º Na declaração de invalidade de atos, contratos, ajustes, processos ou normas administrativos, o decisor poderá, consideradas as consequências jurídicas e administrativas da decisão para a administração pública e para o administrado:
I - restringir os efeitos da declaração; ou
II - decidir que sua eficácia se iniciará em momento posteriormente definido.
Gabarito: E
Outra questão abordando o mesmo assunto
Banca: Quadrix
Na decisão que declarar a invalidade de atos, contratos, ajustes, processos ou normas administrativas, o decisor poderá, consideradas as consequências jurídicas e administrativas da decisão para a Administração Pública e para o administrado, restringir os efeitos da declaração ou decidir que sua eficácia se iniciará em momento posteriormente definido.
Gabarito: C
ERRRADO
C/C - Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas
ARTIGO 21 DA LINDB===" A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo